topo_cabecalho
Comissão entrega propostas sobre cursos de jornalismo

Uma análise final do documento será feita no MEC

 

A comissão de especialistas em ensino de jornalismo entregou nesta sexta-feira ao Ministério da Educação a proposta de revisão das diretrizes curriculares dos cursos. A entrega será feita em entrevista coletiva, que terá a presença do ministro Fernando Haddad.

Uma análise final do documento será feita no MEC. Em seguida, o texto será encaminhado ao Conselho Nacional de Educação (CNE). As novas diretrizes devem ser aprovadas ainda este ano para começar a vigorar em 2010.

O principal objetivo da revisão de diretrizes, que abrangerá outros cursos, é atualizar o perfil dos estudantes egressos e avaliar a competência e a habilidades adquiridas pelos futuros profissionais durante a graduação. As atuais diretrizes dos cursos de jornalismo datam de 2001. As diretrizes curriculares orientam as instituições de educação superior na formulação do projeto pedagógico dos cursos de graduação e são estabelecidas pelo CNE.

No trabalho de revisão, a sociedade civil participou em três audiências públicas. A primeira, no Rio de Janeiro, reuniu o segmento acadêmico; na segunda, em Recife, foram ouvidos os representantes do mercado de trabalho e das entidades de classe. No último encontro, em São Paulo, os debates contaram com organizações não governamentais e movimentos sociais. Houve consulta pública também pela internet.

A comissão de especialistas, presidida por José Marques de Melo, foi instituída pela Portaria MEC nº 203/2009. A íntegra do relatório está na página do MEC.


Data: 18/09/2009