UFCG estuda implantar unidade de Engenharia Biomédica

Tema foi tratado nesta terça em reunião com o presidente da SBEB, em Campina Grande

O presidente da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB), Renato Zângaro, esteve nesta terça-feira, 22, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde se reuniu com o corpo docente da Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, no auditório do Instituto de Estudos Avançados em Comunicação (Iecom), para analisar a possibilidade de integração de seus pesquisadores na implantação de uma unidade de formação de recursos humanos em Engenharia Biomédica na instituição.

“Na perspectiva de expansão, a SBEB identificou a UFCG como potencial núcleo para o desenvolvimento de uma estrutura de graduação ou de pós-graduação na área”, salientou o coordenador-administrativo da unidade acadêmica, Antonio Marcus Nogueira. Para ele, o despertar desse interesse veio com as repercussões dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores de Engenharia Elétrica nas diversas áreas afins.

“Além de ter conhecimento da capacidade instalada na UFCG, somada às atividades do curso de Medicina e do Hospital Universitário Alcides Carneiro, a SBEB também reconhece a decisiva contribuição que demos, nos anos 70 - então Departamento de Engenharia Elétrica da UFPB – para a criação do Programa de Engenharia Biomédica da instituição, sediado em João Pessoa”, disse, afirmando que a ação estava apenas sendo retomada.

Engenharia Biomédica

É uma área multidisciplinar que pode ser entendida como a aplicação de métodos das Ciências Exatas e de Engenharia no campo das Ciências Médicas e Biológicas. Entre as áreas de atuação do engenheiro Biomédico encontram-se: Avaliação e garantia de Qualidade de Tecnologia em Saúde; Biomateriais; Bioengenharia; Engenharia Clínica; Engenharia do Sistema Respiratório; Engenharia de Reabilitação; Engenharia de Sistemas de Saúde; Informática em Saúde; Instrumentação Biomédica; Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos; Processamento de Imagense e Sinais Biológicos Sistemas de Informação em Saúde - Ultrassom em Medicina.

No Brasil a formação em Engenharia Biomédica se dá em nível de graduação e pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado).

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 22/09/2009