Projeto Rondon 2010 recebe propostas até 7 de outubro

Operação Nordeste-Sul/Continuidade será realizada em janeiro de 2010 nos municípios visitados em julho passado.

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm até o próximo dia 7 de outubro para enviarem propostas de integração às operações Centro-Nordeste e Norte-Sul/Continuidade do Projeto Rondon, que se realizarão no próximo ano. A coordenação-geral do projeto, que é subordinado ao Ministério da Defesa, enviou convites às IES relacionando os municípios, ações, condições e deveres que elas e os rondonistas devem obedecer.

A operação Centro-Nordeste será realizada nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás e Tocantins, no período de 16 de janeiro a 8 de fevereiro de 2010. A Nordeste-Sul/Continuidade será realizada de 10 a 23 de janeiro de 2010, nos municípios visitados na operação de julho passado e contará apenas com a participação de IES da Paraíba e do Rio Grande do Sul.

Uma equipe da UFCG, formada por dois professores e seis estudantes, participou da Operação Nordeste-Sul deste ano, desenvolvendo atividades nas áreas de Educação, Cultura, Saúde e Direitos Humanos e Justiça no município paraibano de Sapé.

Seleção

O resultado da seleção de propostas será divulgado no próximo dia 17 de outubro na página eletrônica do Ministério da Defesa (www.defesa.gov.br/projetorondon). Outras informações podem ser obtidas na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com a coordenadora Nadege Dantas, pelo telefone (83) 3310.1342.

Proposta de Trabalho

Mediante as informações do convite, cada IES desenvolve uma proposta de trabalho contemplando todas as ações do conjunto escolhido, de forma detalhada. A elaboração é de inteira responsabilidade da IES, que tem total liberdade quanto ao conteúdo e formatação. É desejável que contenha: introdução; justificativa; objetivos gerais e específicos; metodologia e materiais utilizados; público-alvo; etapas e cronograma de atividades.

A seleção das propostas será realizada pela Comissão de Avaliação de Propostas do Projeto Rondon (CAPPR), que tem a participação de representantes de diversos ministérios. Os critérios de seleção envolvem o mérito, a pertinência e a exeqüibilidade, bem como a excelência e a qualidade acadêmica da IES. Após a seleção, é feita a designação das equipes por município. Cada município recebe duas equipes, com ações diferentes.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 22/09/2009