topo_cabecalho
Projeto de Atualização do Portal de Periódicos é apresentado na Finlândia

Integrantes do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), participaram, nos dias 6 e 9 de setembro, do IGeLU Conference 2009. O evento aconteceu em Helsinki, na Finlândia, e contou com a participação dos técnicos da Capes Ronan Moraes e Gustavo Portella.

 

O IGeLU é uma organização formada por bibliotecas e por instituições usuárias dos produtos da empresa israelense ExLibris. Ela reúne mais de 150 integrantes de 26 países. A partir deste ano, a o Portal de Periódicos também passou a integrar a IGeLU.

 

Durante a Conferência, foi apresentada a comunicação Clustering MetaLib at Brazilian Government Portal. Além de Gustavo Portella e Ronan Moraes, o paper foi assinado por Rodolfo Luz, gerente de projetos da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), instituição parceira da Capes no Projeto. A comunicação descreve os procedimentos técnicos adotados na implantação de uma ferramenta de busca integrada ao acervo do Portal de Periódicos.

 

Para desenvolver essa ferramenta, a Capes utilizou os programas Metalib e SFX, da ExLibris. O processo de adaptação desses produtos ao contexto brasileiro e às necessidades da Capes foram abordados durante a conferência. “Na ocasião, explicamos as dificuldades encontradas e algumas estratégias utilizadas. Trocamos experiências com representantes da Alemanha e Portugal, que possuem projetos significativos e que utilizam algumas ferramentas em comum com a Capes”, explicou Portella.

 

Acesse a página da Conferência.

 

Atualização


O Projeto de Atualização do Portal de Periódicos desenvolve soluções para facilitar a consulta e a gestão das informações científicas disponíveis no Portal. Além da busca integrada, o Projeto vai melhorar a gestão dos contratos entre a Capes e os editores internacionais e o acesso às estatísticas de uso do Portal. Também será desenvolvido um novo layout para o site e a possibilidade de acesso personalizado às notícias da página, de acordo com a área de interesse do usuário.

 

(Portal de Periódicos)


Data: 23/09/2009