topo_cabecalho
Encontro com Bráulio Tavares acontece nessa sexta na UFCG

Palestra começa às 14h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia

 

Escritor, poeta, compositor, teatrólogo, roteirista e estudioso da cultura popular são alguns dos adjetivos do artista multimídia Bráulio Tavares, que participa de um encontro com estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na tarde dessa sexta-feira, 25. A palestra tem início às 14h, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (UAAM), no campus de Campina Grande.

 

“Não será uma palestra formal, mas um bate-papo informal com os alunos do curso de Arte e Mídia (embora seja um encontro aberto a outras pessoas que quiserem assistir), para troca de idéias sobre cinema, música, literatura, etc.”, observa o artista, que no momento prepara uma antologia de contos fantásticos de Edgar Allan Poe. “Também estou escrevendo, em parceria com o compositor Beto Brito, um auto natalino, que será encenado em dezembro pelo Colégio Marista Pio X, em João Pessoa” adiantou.

 

Considerado um dos homens mais respeitados da cultura paraibana, o campinense Braúlio Tavares mora no Rio de Janeiro desde 1982. Vem à UFCG a convite da professora Eliane Lisboa, da UAAM, “minha amiga há muitos anos, que recentemente se mudou para Campina Grande”, confidenciou.

 

É autor dos cordéis A pedra do meio-dia (1979) e As baladas de Trupizupe (1980). Já como compositor, sua obra mais conhecida é Nordeste Independente, que fez em parceria com o repentista Ivanildo Vila Nova. Teve ainda músicas gravadas por numerosos artistas, como Lenine, Elba Ramalho, Tim Maia, Grupo MPB4, Dionne Warwick, Ney Matogrosso e Antônio Nóbrega.

 

Na TV, participou de diversos programas como redator e roteirista, sendo co-autor, juntamente com Luiz Fernando Carvalho e Luís Alberto de Abreu, da minissérie A Pedra do Reino, adaptação da obra de Ariano Suassuna, exibida pela Rede Globo em 2007.

 

É também pesquisador de literatura fantástica, tendo compilado a primeira bibliografia do gênero na literatura brasileira, o Fantastic, Fantasy and Science Fiction Literature Catalog (1992).

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 24/09/2009