UFCG é mais uma vez destaque no Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante

Engenharia Elétrica, Engenharia Agrícola, Computação e Matemática receberam cinco estrelas.

Meteorologia, Engenharia de Materiais e Engenharia Química , quatro.

Mais uma vez a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) conseguiu mostrar excelentes resultados na avaliação do Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante da Editora Abril. Mantendo a pontuação obtida na edição do ano passado, os cursos de Engenharia Elétrica, Computação e Matemática conseguiram as cinco estrelas concedidas aos melhores cursos do país.

Ciência da Computação recebeu a classificação máxima pelo terceiro ano consecutivo, o que demonstra o elevado desempenho da graduação em suas atividades acadêmicas. Na última avaliação, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) apontou o curso como um dos seis melhores da área, em todo o Brasil, obtendo nota máxima em todos os quesitos avaliados.

Para o coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Talvanes Meneses, as cinco estrelas obtidas na avaliação não foram surpresa, já que a graduação está entre as melhores no país e, em sucessivas versões do exame nacional, sempre figurou nos melhores patamares de desempenho. Já a coordenadora de Matemática, Rosana Marques da Silva, analisou a conquista da pontuação máxima, como reflexo da qualidade do ensino, lembrando que o conceito de excelência do curso já é fato histórico e do conhecimento público.

O diretor em exercício do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Johannes Derks, avaliou as estrelas conquistadas como mais do que merecidas. “Temos um corpo docente de excelente qualidade, dotado de uma competência elogiável. Tudo isto, logicamente, reflete nos resultados do ensino e na formação de bons profissionais”, comentou.

A implantação do novo projeto pedagógico, destinação de uma sala de aula informatizada exclusiva para a graduação, a nova área de conhecimento Tecnologias Agroambientais e os conceitos quatro no Enade e no Conceito Preliminar de Curso (CPC), atribuídos pelo MEC, foram apontados pelo coordenador de graduação de Engenharia Agrícola, Juarez Paz, como alguns das razões que fizeram o curso conquistar mais uma estrela, chegando ao conceito máximo no Guia do Estudante deste ano.

Além dos quatro cursos com conceito máximo, Meterorologia, Engenharia de Materiais e Engenharia Química obtiveram quatro estrelas. Engenharia Mecânica e o curso de Física receberam três estrelas. Desenho Industrial ainda não havia sido informado sobre a avaliação do curso até o final da tarde desta sexta-feira, 25, e Engenharia de Produção não participou da avaliação por ser um curso novo.

Divulgação

Todos os cursos pontuados com estrelas terão os nomes divulgados na edição Melhores Universidades do Guia do Estudante (Editora Abril), no final do ano. Atualmente existem mais 23 mil cursos superiores em todo o Brasil. O Guia do Estudante foi criado para avaliar a qualidade do ensino superior e orientar os estudantes a escolherem os cursos e as universidades, conforme a qualidade de ensino de cada uma.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 25/09/2009