Inauguração marca comemorações dos 30 anos de Engenharia de Materiais na UFCG

Professor Heber Carlos Ferreira foi homenageado na solenidade

Como parte das comemorações dos 30 anos do curso de Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o reitor Thompson Mariz participou na manhã desta sexta-feira, 25, da inauguração do 3º pavimento do Laboratório de Caracterização da unidade acadêmica. Na ocasião, o professor Heber Carlos Ferreira foi homenageado pelas relevantes contribuições ao ensino e pesquisa da instituição.

O professor Gelmires Neves fez um relato da trajetória acadêmica do homenageado, nos seus 42 anos de atividades acadêmicas que resultou em mais de 400 trabalhos publicados em periódicos e revistas especializadas, 58 orientações de dissertações de mestrado e em oito teses de doutorados. “Houve um ano em que o professor Heber, com os seus projetos, contemplou Engenharia de Materiais com quase um milhão de reais em equipamentos”, ressaltou.

“Em toda a minha vida cumpri com minhas obrigações e, cumprindo com elas, tenho muito feito”, considerou o homenageado, dizendo não se achar merecedor do agraciamento. “Sinto-me mais do que realizado em dar aulas e fazer pesquisas. Vivo esse mundo, são 47 anos por aqui, desde a graduação. Se fecho os olhos, vejo esse campus”.

O prefeito universitário Eduardo Bonates, falou da obrigação que a UFCG tinha de homenagear o professor Heber, conclamando os alunos e professores presentes a aproveitar e extrair dele tudo o quanto tem para dar em conhecimento e experiência acadêmica. “Boa vontade. Essa é a expressão para alguém que serve indistintamente em seu ofício”, disse.

Traçando um paralelo entre a paixão do professor Heber pela pesquisa e a sua pela administração, o reitor Thompson Mariz também teceu palavras de agradecimentos e reconhecimentos ao homenageado. E, lembrando de pessoas e fatos que contribuíram com a estória do curso de Engenharia de Materiais, ressaltou o desenvolvimento da unidade acadêmica a passos largos.

“Outrora, um departamento pequeno, um apêndice de Engenharia Química, que avançou extraordinariamente”, disse relembrando o seu tempo como professor da unidade e apontando ex-alunos seus que integram o corpo docente do curso. Encerrando, Mariz chamou atenção da comunidade acadêmica para duas grandes questões institucionais: a necessidade de ampliação da área geográfica do campus de Campina Grande e as discussões em cima da reforma do Estatuto da UFCG.

A cerimônia foi conduzida pelo coordenador de Graduação Reginaldo Macedo e contou com a participação do diretor interino do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Johannes Cornellis.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 25/09/2009