UFCG dá início às atividades do campus de Sumé

Aula Magna foi proferida pelo governador José Maranhão

“Embora seja o mais recente campus criado pelo Projeto de Expansão da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), simboliza a retomada da disseminação das universidades paraibanas”, comentou o reitor Thompson Mariz, antes de seguir para Sumé para dar início às atividades acadêmicas do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), nessa segunda-feira, 28.

“Foi, a partir do nosso campus avançado, a Universidade Camponesa (Unicampo), que elaboramos o nosso Plano de Expansão – resultando em três novos campi situados em zonas de exclusão de ensino superior - o que despertou as outras universidades a ampliarem suas ações rumo ao interior do estado”.

“Criados bem antes, os campi de Cuité e Pombal são frutos da experiência da Unicampo, que se fortaleceu com a interação com a sociedade, ouvindo os movimentos sociais e as representações de classes e os povos do Cariri”, registrou Mariz, dizendo que a criação do campus de Sumé traz, também, a marca da união dos parlamentares paraibanos.

À noite, o governador José Maranhão proferiu a Aula Magna sobre as Potencialidades do Desenvolvimento do Semiárido.

Seminário integrador

Até a próxima sexta-feira, dia 2, o CDSA realiza um seminário para integrar a comunidade acadêmica e as representações sociais da região. Com a temática Semiárido Brasileiro: Potencialidades, Desafios e Estratégias da Convivência no Século XXI, o evento teve início na tarde desta segunda, 28, com reuniões entre os coordenadores de curso e alunos.

“Vamos começar nossas atividades promovendo uma discussão sobre as concepções do Semiárido. Refletindo sobre esses paradigmas, encontraremos os sinais que nos levarão a promover um novo tempo”, explicou o diretor do CDSA, Márcio Caniello, ressaltando que é preciso repensar as praticas políticas e sociais desenvolvidas na região para o surgimento de novas perspectivas de sustentabilidade.

Na programação, além dos debates, exposições e apresentações culturais com artistas e grupos folclóricos.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 28/09/2009