Informalidade compromete resultado da atividade mineral na Paraíba, afirma professor da UFCG

Antônio Pedro participa no Rio de eventos nacionais sobre Arranjos Produtivos Locais

Para debater os desafios para a sustentabilidade social, econômica e ambiental nos micro e pequenos empreendimentos de mineração no país e trocar experiências nos Arranjos Produtivos Locais (APL), realizado em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério de Minas e Energia (MME), embarcou nessa segunda-feira, 5, para o Rio de Janeiro, o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Antônio Pedro Ferreira. Na capital fluminense, ele participará do VI Seminário de APLs de Base Mineral e III Encontro da Rede APL Mineral, que acontecerão até o próximo dia 9.

Coordenador do projeto de Desenvolvimento da Pequena Mineração do Seridó Paraibano, Ferreira leva na bagagem um relatório sobre as ações desenvolvidas por professores e estudantes do curso de Engenharia de Minas da UFCG na Província Pegmatítica da Borborema/Seridó, uma das mais significativas do Brasil, onde ocorre uma grande variedade de minerais e gemas, movimentando preponderantemente a economia de vários municípios do Semiárido paraibano e norte-rio-grandense.

“A região é vocacionada para a atividade mineral, mas a informalidade e a inadequada extração comprometem os resultados”, diagnostica Ferreira, dizendo que o cadastramento e a avaliação realizados na província pegmatítica apontam para a conquista do direito minerário e o licenciamento ambiental, traduzindo-se em melhores condições e o fortalecimento das cooperativas de garimpeiros. “O projeto está sendo o primeiro passo para a implantação de um programa de capacitação permanente utilizando a infraestrutura do Telecentro Mineral de Nova Palmeira, Paraíba”.

Reconhecimento Nacional

Projetos dessa natureza, de comprometimento social e em parceria com o governo federal, além de afinar as ações da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia à ideologia que criou a UFCG, também vêm contribuindo para a qualidade do curso de Engenharia de Minas, defende o coordenador, lembrando que através de estágio curricular apoio será prestado às cooperativas da região.

“Participando, provocando e desenvolvendo caminhos estamos sendo reconhecidos no cenário nacional. Conquistamos, pela segunda vez consecutiva, a classificação de quatro estrelas no Guia do Estudante 2009”, salientou Ferreira.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 05/10/2009