topo_cabecalho
UFCG realizará Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica em dezembro

Pesquisadores de todo o país já confirmaram participação

 

O trabalho de um historiador pode ser comparado ao de um detetive. Seu cotidiano é marcado pela necessidade de “reinstituir” o passado, o que é feito, principalmente, a partir da análise de documentos de diversas espécies.

 

Promover o aprofundamento dos debates sobre os tipos destas fontes e as metodologias aplicadas atualmente é o objetivo do I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica, que o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizará de 1º a 4 de dezembro.

 

“Houve, no século XX, uma verdadeira revolução sobre o que se entende por documento, permitindo a ampliação e a diversificação da definição de fonte na pesquisa histórica”, explica a professora Juciene Apolinário, coordenadora do PPGH.

 

Ela diz que essa possibilidade metodológica de se trabalhar com diferentes fontes documentais “permitiu também um diálogo ampliado entre a História e diferentes saberes, como a Antropologia, Lingüística, Sociologia, tornando os exercícios de crítica interna às fontes mais rigorosos e produtivos”.

 

O evento será realizado no Centro de Extensão do campus de Campina Grande e sua programação inclui mesas-redondas, palestras, conferências, minicursos e grupos de trabalho. Já estão confirmadas as participações de diversos pesquisadores de São Paulo, Ceará, Santa Catarina, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Brasília.

 

Veja aqui a programação

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 06/10/2009