topo_cabecalho
UFCG fornece tilápias ao Programa Bolsa Renda em Jericó

Nos próximos cinco meses, a população de baixa renda da cidade vai receber cerca de 2 mil quilos de tilápias por mês


O município de Jericó, no Sertão paraibano, será beneficiado, a partir dessa terça, dia 6, com a doação de peixes tilápias à população inscrita no Programa Bolsa Renda. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está efetuando uma compra antecipada de 10 toneladas de peixe do Projeto Tilápia, da Associação dos Pescadores de Recanto II, em Jericó.

O projeto é executado pelo Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (Peasa) e pela Unidade Acadêmica de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca da Presidência da República.

Nos próximos cinco meses, a população de baixa renda de Jericó vai receber cerca de 2 mil quilos de tilápias por mês. A doação que está sendo iniciada vai até fevereiro de 2010, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar com Doação Simultânea (PAA) da Conab. De acordo com o coordenador do projeto, professor Carlos Minor Tomiyoshi, a entrega vai acontecer quinzenalmente.

A venda dos peixes representa a entrada de novos recursos, estimados em R$ 43 mil, que serão reinvestidos no projeto. "O recurso vai ser aplicado na ampliação do projeto e na produção e comercialização do produto", afirmou. A equipe da UFCG é  a responsável pela organização e distribuição das tilápias com as famílias beneficiada.

(Helda Suene - Asscom Peasa/UFCG)


Data: 06/10/2009