Destaques do Ano na Iniciação Científica já são conhecidos

No total, foram recebidos 119 trabalhos

O resultado do 7º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica acaba de ser conhecido. A escolha dos premiados foi realizada por três Comissões Julgadoras, uma para cada grande área do conhecimento, que se reuniram dia 29/09 na sede do Conselho, em Brasília. A abertura foi realizada pela vice-presidente do CNPq, Wrana Panizzi, que fez uma apresentação e balanço da edição.

Foram recebidos 119 trabalhos. Destes, 104 foram avaliados, 31 da área de Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias; 36 de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e 37 de Ciências da Vida. Participaram 62 instituições, sendo 52 de ensino superior e 10 institutos de pesquisa.

A premiação é um reconhecimento aos trabalhos de destaque realizados por bolsistas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Nessa edição, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) foi agraciada na categoria Mérito Institucional como a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela CAPES. Os três primeiros colocados de cada grande área foram contemplados pela categoria Bolsista de Iniciação Científica.

Ciências da Vida

1 º lugar: Anderson Guimarães Baptista Costa, aluno e bolsista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo como orientadora a Profª Elvira Saraiva com o trabalho “Promastigotas de Leishmania amazonensis induzem e são mortas pelas redes extracelulares de neutrófilos”.

2 º lugar:
Bárbara Celeste Messa, bolsista do Instituto de Botânica de São Paulo e aluna do Centro Universitário São Camilo (SP), tendo como orientadora a Profª. Marília Gaspar, com o trabalho “Alterações fisiológicas e metabólicas em plantas de Arabidopsis thaliana L . com baixa atividade de nitrato redutase em resposta a altas concentrações de CO2 atmosférico”.

3 º lugar:
Gabriela da Silva Machineski, bolsista do Instituto Agronômico do Paraná e aluna da Universidade Estadual de Londrina, tendo como orientadora a Profª Diva de Souza Andrade, com o trabalho “Caracterização, Competição e Diversidade de Estirpes de Rizóbio em Feijoeiro”.

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias

1 º lugar: Izabella Antunes Pimenta, bolsista da Comissão Nacional de Energia Nuclear e aluna da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como orientadora a Profª Edésia Martins Barros de Sousa, com o trabalho “Síntese de Redes Interpenetrantes de Gel Polimérico em Sílica Nanoporosa Estruturalmente Ordenada para Bioaplicação”.

2 º lugar:
Jorge Armando Rehn Casierra, aluno e bolsista da Universidade Federal de Pernambuco, tendo como orientador o Prof. Mauricio Domingues Coutinho Filho, com o trabalho “Abordagem Topológica de Transições de Fase no Modelo de Ising”.

3 º lugar:
William Leonardo Teixeira da Silva, aluno e bolsista da Universidade de Santa Cruz do Sul, tendo como orientadora a Profª Rosana de Cássia de Souza Schneider, com o trabalho “Oleoquímica: produção, extração, caracterização e transformação de óleos vegetais com ênfase na obtenção de biodiesel e aproveitamento de subprodutos”.

Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes

1 º lugar: Meire Helen Godoi de Moraes, aluna e bolsista da Universidade Estadual Paulista, tendo como orientadora a Profª Maria do Rosária F. V. Gregolin, com o trabalho “Diferentes mídias em parceria e cooperação: grandes produtoras de identidades contemporâneas”.

2 º lugar:
Bárbara Figueiredo Souto, aluna e bolsista da Universidade Federal de Viçosa, tendo como orientador o Prof. Jonas Marçal de Queiroz, com o trabalho “O movimento feminista e as representações sobre as mulheres na imprensa de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro (1870-1925)”.

3 º lugar: Francemberg Teixeira Reis, aluno e bolsista da Universidade Estadual de Feira de Santana, tendo como orientadora a Profª Lucilene Reginaldo, com o trabalho “Organização de um acervo judiciário: os inventários como fonte para a história social de Feira de Santana (1890-1960)”.

Comissão Julgadora

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Os trabalhos desta grande área foram analisados por Clovis Raimundo Maliska, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), presidente da comissão; Keti Tenenblat, da Universidade de Brasília (UnB), representante da ABC e Antonio Ferreira da Silva, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

José Roberto Postali Parra, da Universidade de São Paulo (USP), presidiu a comissão de Ciências da Vida, também integrada por Francisco de Assis Rocha Neves, da UnB e Vera Maria Fonseca de Almeida e Val, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), representante da SBPC.

A comissão de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes foi composta por Ilse Scherer-Warren, da UFSC, presidenta da comissão; Olavo de Faria Galvão, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Diana Gonçalves Vidal, da USP.

Nesta edição o Prêmio contou com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da SBPC. A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante a abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, dia 19 de outubro deste ano.

(Assessoria de Comunicação Social do CNPq)

Data: 07/10/2009