Congresso Nordestino de Engenharia Florestal será realizado em novembro pela UFCG

Curso de Engenharia Florestal da instituição foi considerado o melhor do Nordeste pelo Enade

A cidade de Campina Grande irá sediar, de 9 a 13 do próximo mês de novembro, o II Congresso Nordestino de Engenharia Florestal (Coneflor). Considerado o mais importante evento da área florestal na região, o congresso é uma realização da Unidade Acadêmica de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e reunirá profissionais, pesquisadores do setor e estudantes com o objetivo de discutir temas relevantes e fortalecer o ensino, a pesquisa, a extensão e o mercado florestal no Nordeste brasileiro. A estimativa é de cerca de 400 participantes.

“As florestas naturais e implantadas, sua biodiversidade, ecologia e produtos madeiráveis e não madeiráveis são temas de grande relevância na atualidade, considerando os novos enfoques dentro da sustentabilidade sócio-ambiental”, afirma a coordenadora Elizabeth de Oliveira, comentando alguns dos temas que serão abordados.

A programação, que também inclui a realização do I Simpósio de Pós-graduação em Ciências Florestais e da XII Semana da Engenharia Floresta da UFCG, acontecerá no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep). Sete cursos de graduação em Engenharia Florestal do Nordeste, dois cursos de pós-graduação em Ciências Florestais, além de organizações governamentais e não governamentais já confirmaram participação no evento.

Melhor do Nordeste

O curso de Engenharia Florestal da UFCG é ministrado no Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), no campus de Patos, no Sertão paraibano. Segundo a última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), é o melhor curso de Engenharia Florestal do Nordeste e o 13° do país, ficando à frente de instituições tradicionais de todo o Brasil, tendo obtido, ainda, a classificação três estrelas do Guia do Estudante da Editora Abril.

Segundo a coordenadora do curso, Ivonete Bakke, este é o resultado de um trabalho sério de docentes e discentes, “apoiados pela Direção do centro, pela Reitoria e pelos funcionários que compõem a unidade, cada vez mais comprometidos com a qualidade dos profissionais que ingressarão no mercado de trabalho”.

Confira aqui a programação do II Coneflor.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 08/10/2009