Projeto informatizado ensina xadrez em escola do DF

Xadrez na Escola está disponível on-line, gratuitamente

Um projeto informatizado possibilita o rápido aprendizado de xadrez em uma escola do Distrito Federal. O Xadrez na Escola foi desenvolvido pelos professores David Rocha e Maria Aparecida Schio, que há 16 anos integram a rede pública de ensino do DF.

O projeto pode ser usado tanto em sala de informática quanto em um aparelho comum de DVD ou em projetor multimeios (datashow). Com efeitos de animação, ensina todas as etapas do jogo, desde o nome das peças, sua posição e movimentos no tabuleiro, até regras de captura e xeque-mate.

Natural do Amazonas, David Rocha, professor de história, desenvolve o projeto na Escola-Classe 7, de Planaltina. Professora de língua portuguesa, Maria Aparecida, do Rio Grande do Sul, exerce a função de coordenadora no Centro de Ensino Várzeas, na área rural de Planaltina.

De acordo com os autores, o xadrez impulsiona a imaginação e contribui para desenvolver a memória, a capacidade de concentração e a velocidade de raciocínio. Eles destacam que o xadrez desempenha um importante papel socializante, pois ensina a conviver com a derrota e com a vitória.

O Xadrez na Escola está disponível on-line, gratuitamente.

(Fátima Schenini - MEC)

Data: 08/10/2009