Professores da UFCG se apresentarão nos EUA

O maestro Liduino Pitombeira e a pianista Maria Di Cavalcanti fazem parte do quadro docente do curso de Música da instituição

Dois professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) seguem na próxima semana para os Estados Unidos onde apresentarão artigo científico e realizarão concertos e palestra. O maestro Liduino Pitombeira e Maria Di Cavalcanti, pianista, fazem parte do quadro docente do curso de Música da instituição.

No próximo dia 23, em Portland, no estado de Oregon, os dois apresentarão o artigo científico, de co-autoria, que analisa uma composição de Pitombeira produzida numa relação entre a Matemática e a Música, utilizando-se da estrutura matemática conhecida como “poeira de Cantor” (matemático russo George Cantor, 1845-1918).

“Ele explica a peça, como compositor, e eu coloco minha visão de pianista e intérprete, dando ênfase à compreensão auditiva”, comentou Di Cavalcanti. O trabalho será apresentado na Conferência da College Music Society. “Uma conquista acadêmica imensa”, complementa.

Na Kean University, em Union, New Jersey, a pianista apresenta, no dia 28, o concerto-palestra As Brasilianas de Lacerda, intercalando a execução das peças musicais com explicações sobre os ritmos, melodia e harmonia dos elementos folclóricos nas peças do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda.

No dia 29, na Kean University, Pitombeira apresentará o concerto Introducing Liduino, exclusivamente de obras suas, integrando a programação de inauguração do Gene and Shelley Enlow Recital Hall.

“Estas atividades na Kean firmam de fato o embrião de um convênio acadêmico importante entre a UFCG e a instituição americana. Tal parceria acadêmica, cuja formalização protocolar ocorrerá de forma natural, resultará na vinda no próximo ano do Dr. Anthony Scelba para o nosso festival”, adianta o professor Pitombeira.

Ele e a pianista Maria Di Cavalcanti são casados e residiram por oito anos nos EUA, onde fizeram mestrado e doutorado, retornando ao Brasil para lecionarem na UFCG.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 13/10/2009