Curso de Comunicação Social da UFCG terá habilitação em Educomunicação

Graduação será voltada para elaboração e produção de mídias para os ensinos presencial e à distância

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) aprovou na quinta-feira, 15, a resolução de criação do curso de Comunicação Social, com habilitação em Educomunicação, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia. Na modalidade de bacharelado, o curso faz parte do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) e os primeiros 80 alunos ingressarão já no segundo semestre do próximo ano.

O enfoque em Educomunicação, diferenciando o curso dos já existentes no estado, a exemplo dos da UFPB e UEPB, foi determinante para o parecer do relator Reginaldo Severo de Macedo. “Inovador e voltado à multimídia, o curso de Comunicação Social da UFCG será vanguardista e expressivo no cenário nacional”, comentou.

Destacando que a construção do projeto pedagógico leva em consideração a reconfiguração dos meios de comunicação, com as mudanças tecnológicas, e a crescente introdução das mídias nas práticas educativas, o coordenador-administrativo da unidade, Pedro Quirino, disse que o curso formará profissionais voltados a elaboração e produção de mídias para os ensinos presencial e à distância, caracterizando-se também pela regionalização dessas políticas pedagógicas.

O corpo docente do curso já começou a ser formado. Das nove vagas necessárias para o início das atividades, uma já foi preenchida (com contratação) e três aguardam a liberação do código de vaga pelo Ministério do Planejamento. “As cinco restantes serão objeto de concurso público no início do próximo ano”, disse Quirino, ressaltando que parte do quadro docente será composta por professores que já lecionam no curso de Arte e Mídia.

Instalações

No compasso da criação do curso, começa a ser executado o projeto de construção das instalações físicas onde funcionará a nova graduação. O prédio, em três pavimentos e adaptado para deficientes físicos, foi projetado pelos arquitetos da UFCG, Adjalmir Rocha e Glauro Duda. Nele, a comunidade acadêmica contará com salas de aula, laboratórios, ambientes de professores, lanchonete, livraria, café, praça de alimentação e uma espaçosa área para eventos.

Os engenheiros da Prefeitura Universitária estão realizando os cálculos para que o edital de licitação seja lançado no próximo ano. “Trata-se de uma obra de arquitetura inovadora que requer um estudo mais apurado”, destaca o prefeito Eduardo Bonates, adiantando que esses números deverão ser definidos até dezembro próximo. A edificação, que também abrigará as atividades do curso de Arte e Mídia, será erguida na rua central do campus de Campina Grande - na área onde atualmente está situada a banca de revistas.

Diferencial

As diferentes modificações na concepção de ensino e as rápidas mudanças advindas com os avanços tecnológicos causaram uma reconfiguração da sociedade - pautada pelo paradigma da informação e pela revolução digital– e nas suas dinâmicas de interação, exigindo novas competências e habilidades nos processos comunicacionais e educativos.

Para atender a essa demanda, o curso de Comunicação da UFCG tem a proposta de formar um profissional com consciência crítica e visão acadêmico-científica potenciais para atender a esse mercado e ao novo tempo da pedagogia, a partir de um paradigma transverso e da interdiscursividade dos campos Comunicação-Educação, explica o coordenador.

“A formação do educomunicador não será centrada na concepção do ensino tradicional. Será em dinâmicas de aprendizagem que reconheçam a interface pedagógica dos processos comunicacionais e a perspectiva comunicacional das práticas educativas”, salientou Quirino, dizendo que estimular e fortalecer a autonomia profissional e intelectual do aluno é primordial para superar os desafios das novas linguagens e processos tecnológicos e para conseguir desenvolver a gestão dos processos comunicacionais.

“O aluno passa à condição de protagonistas de sua própria aprendizagem, com metodologias de ensino que respondem às preocupações educacionais contemporâneas, e o professor desempenhará cada vez mais o papel de mediador na construção de conhecimentos”, destacou.

A minuta do projeto pedagógico do curso de Comunicação Social, habilitação em Educomunicação, estará disponível, a partir da próxima terça-feira, 20, no endereço eletrônico www.educom.ufcg.edu.br.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 17/10/2009