VI Congresso de Iniciação Científica da UFCG será realizado na próxima semana

Evento tem o objetivo de avaliar projetos de estudantes bolsistas do PIBIC

Com o número recorde de 280 trabalhos inscritos, será realizado nos próximos dias 26 e 27, no campus de Campina Grande, o VI Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento tem por finalidade expor os melhores projetos de iniciação científica financiados pelo CNPq em parceria com a UFCG, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Durante os dois dias, acontecerão apresentações de projetos, tanto de forma oral como através de painéis, que serão avaliadas por uma comissão do CNPq. As apresentações serão distribuídas no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no Hall das Placas do CH, no Laboratório de Apoio ao Ensino de Graduação (LAEG), no auditório da Biblioteca Central e no Ginásio de Esportes. São 131 trabalhos da área de Engenharia e Ciências Exatas, 101 de Ciências Agrárias e da Vida, e 48 de Ciências Humanas.

A programação terá início às 9h da segunda, 26, no Centro de Extensão, com o reitor Thompson Mariz, seguida de apresentação do coral Coro em Canto. Às 10h30min, o professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, da UFMG, irá proferir a palestra A Importância da Iniciação Científica para o aluno de Graduação.

Para o palestrante, o desafio da universidade, hoje, é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. “Ao contrário de outrora, quando o importante era dominar o conhecimento, hoje penso que o importante é ‘dominar o desconhecimento’, ou seja, estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, o profissional deve estar preparado para buscar o conhecimento pertinente, e, quando não disponível, saber encontrar ele próprio as respostas por meio de pesquisa”, defende.

Veja aqui a programação do evento.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 19/10/2009