topo_cabecalho
Brasil deveria ter cinco vezes mais cientistas, diz ministro

Papel da ciência e da tecnologia na inclusão social e no desenvolvimento foi destacado pelo ministro da C&T, Sergio Rezende, na abertura da VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

Segundo Rezende, o Brasil tem 150 mil cientistas, mas, pela proporção da população, o número ideal seria 700 mil. "Temos um grande trabalho para fazer, que é formar pesquisadores, mas, para isso, temos que atrair os jovens e isso depende da ciência brasileira ser mais conhecida", afirmou o ministro, em discurso nesta segunda-feira, dia 19, em Brasília.

 

A popularização da ciência brasileira entre os jovens é um instrumento de inclusão social, segundo Rezende. "Sem ciência e tecnologia distribuídas em todo o Brasil não conseguiremos dar o salto e mudar o ritmo de crescimento econômico e social", disse.

 

O ministro destacou o trabalho dos profissionais engajados na SNCT. "Há vários professores e voluntários participando dessa semana em todo o Brasil e eles fazem demonstrações simples que despertam o interesse do jovem, o que faz com que ele perceba que também pode fazer aquilo", disse.

 

Segundo Rezende, o Brasil já avançou em algumas áreas como agropecuária, exploração de petróleo e aeronáutica, mas precisa investir em áreas que chamou de áreas do futuro, caso da nenotecnologia, biotecnologia, fontes renováveis de energia e novas energias para transporte.

 

A SNCT vai até domingo, dia 25. Serão exibidos filmes, proferidas palestras, oficinas, workshops, espetáculos de teatro, mesa redonda, exposições de C&T, feira de ciências, concursos e prêmios, atividades on-line e até as observações astronômicas.

 

No site do evento, havia 15,4 mil atividades cadastradas até esta terça-feira, dia 20. A SNCT se espalha por cerca de 350 municípios de todo o país.

 

A escolha do tema desta edição, "A Ciência no Brasil", foi inspirada por pesquisa do MCT, realizada em 2006 e 2007, que constatou o desconhecimento de cientistas e instituições de pesquisa importantes no país pela maioria dos brasileiros - 85% das pessoas entrevistadas não souberam citar nomes dessa área.

 

Outro motivo é 2009 ser o ano de comemoração de dois importantes marcos científicos nacionais: a construção do primeiro balão brasileiro de ar quente, por Bartolomeu de Gusmão, e o centenário da descoberta da doença de Chagas, por Carlos Chagas.

 

Na cerimônia de abertura, na Esplanada dos Ministérios, foram apresentados o selo e o carimbo comemorativos da SNCT, produzidos pelos Correios.

 

Participaram da abertura do evento o secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas; o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); o ex-ministro da Ciência e Tecnologia e diretor-geral da Alcântara Cyclone Space (ACS), Roberto Amaral; o diretor de Economia e Finanças dos Correios, Décio Braga de Oliveira; o presidente do CNPq, Marco Antônio Zago; e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Joe Valle. 

 

A SNCT acontece anualmente em outubro, desde 2004, quando foi criada por decreto. Na primeira edição, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já no ano passado, foram 10.859 eventos, promovidos por 755 instituições em 445 cidades. 

 

A programação completa da SNCT pode ser consultada na internet, na página http://semanact.mct.gov.br

 

(Com informações da Agência Brasil e das Assessorias de Comunicação do MCT e do CNPq)


Data: 20/10/2009