R$ 13,5 milhões para melhorar agricultura familiar

Inscrições até 2 de dezembro

O CNPq e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançaram edital para a seleção pública de projetos que proporcionem experiências inovadoras no ensino, aprendizagem e intervenção em extensão rural de inovação tecnológica.

O edital sai de uma parceria entre o CNPq e o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar (DATER/SAF) do MDA. Os projetos deverão visar à aplicação de tecnologias apropriadas à agricultura familiar e à formação de agentes em manejo ecológico e conservação dos solos e da água.

Devem ser observados os princípios sistêmicos de sustentabilidade agrícola em bases ecológicas, com o objetivo de qualificar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural junto aos agricultores familiares.

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq por meio do Formulário de Propostas On-line, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até 2 de dezembro. O Edital 33/2009 contará com três chamadas.

Na primeira, serão selecionados os projetos de pesquisa em experiências inovadoras no ensino, aprendizagem e intervenção para estimular o intercâmbio de professores/pesquisadores do ensino de extensão rural entre as diferentes regiões do país.

Na segunda chamada, serão contemplados projetos que visem a validação, experimentação e disponibilização de inovações tecnológicas apropriadas para agricultura familiar, visando aperfeiçoar e promover a sustentabilidade dos sistemas de produção.

A última chamada incentiva a realização de cursos em manejo ecológico e conservação dos solos e da água, voltados para profissionais das ciências agrárias, de nível médio e/ou superior, vinculados a uma entidade de assistência técnica e extensão rural, governamental ou não governamental, que atuem com agricultores familiares e que sejam credenciadas pelo MDA.

Serão aplicados aproximadamente R$ 13,5 milhões repassados pela SAF e liberados de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do CNPq, entre 2009 e 2010. O proponente deve possuir título mínimo de mestre, ter vínculo empregatício com a instituição executora, produção científica e tecnológica relevante nos últimos cinco anos na área do projeto e experiência em projetos de assistência técnica e extensão rural universitária.

O edital está disponível em www.cnpq.br/editais/ct/2009/033.htm

(Com informações da Assessoria de Comunicação do CNPq)

Data: 22/10/2009