Exposição em Paris aponta Campina Grande como centro de inovação tecnológica mundial

Sucesso é resultado dos estudos e ações de vanguarda desenvolvidos na UFCG

Uma exposição em cartaz no maior museu de ciência da Europa, o Cité des Sciences et de l'Industrie (Cidade das Ciências e da Indústria) aponta Campina Grande como uma das duas únicas cidades da América Latina com destaque na inovação tecnológica mundial. A outra é São Paulo.

O Cité des Sciences et de l'Industrie fica no coração do Cultural Center of Science, Technology and Industry (CCSTI), em Paris, e recebe cerca de 5 milhões de visitantes a cada ano.

Intitulada Geografia de Inovação Tecnológica no Mundo, a exposição mostra, em um enorme mapa, as 59 cidades que desempenham papel decisivo no fomento da pesquisa científica e tecnológica do planeta.

Em 2001, Campina Grande já havia sido eleita pela revista americana Newsweek como uma das nove “Tech Cities” do mundo, devido à sua importância nas áreas da informática e da eletrônica, especialmente no desenvolvimento de softwares.

Todo esse sucesso é resultado da formação de uma sólida base acadêmica, iniciada ainda nos anos 60, quando a atual Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), então Escola Politécnica, adquiriu um dos cinco primeiros computadores em universidades do país (primeiro do Norte-Nordeste), dando origem aos atuais cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia elétrica e computação.

Nas últimas duas décadas, pesquisas realizadas nos laboratórios da UFCG têm sido cada vez mais reconhecidas e se destacado no cenário internacional, a exemplo do desenvolvimento de sistemas, microprocessadores e estudos na área de robótica.

Essa formação de recursos humanos qualificados e a implementação de ações voltadas para o desenvolvimento de novos empreendimentos, através do processo de incubação de empresas de base tecnológica, consolida a cidade como um dos mais importantes pólos de tecnologia do mundo.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG - 28.10.09)

Data: 28/10/2009