Aluno da UFCG conquista o 1º lugar na 8ª edição do Bitec

Trabalho de Leonardo Silva Porto, do curso de Engenharia de Materiais, analisa o uso de serragem de granito em habitações de baixo custo

A 8º edição do Programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica para Micro e Pequena Empresa (Bitec 2008), desenvolvido em cooperação entre o IEL, Senai, Sebrae e CNPq, finalmente divulgou o resultado final dos trabalhos de pesquisas selecionados ano passado em nível estadual. O primeiro lugar ficou com o aluno de Engenharia de Materiais, da UFCG, campus de Campina Grande, Leonardo Silva Porto.

Com o titulo “Utilização do Resíduo da Serragem de Granito para Uso em Solo Cimento para Construção de Habitações de Interesse Social”, o trabalho obteve a melhor avaliação dos coordenadores do programa na Paraíba, os quais levaram em consideração o desempenho do projeto. O trabalho foi orientado pelo professor Gelmires de Araújo Neves, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais. “Ficamos felizes com o resultado e reconhecemos que o trabalho teve o mérito de vencer pela sua importância para a finalidade proposta no edital”, avaliou.

Como premiação, o aluno recebeu R$ 1 mil, o orientador R$ 2 mil. Dezenas de trabalhos de estudantes universitários do estado foram selecionados e avaliados rigorosamente durante o período de execução (seis meses), tendo o projeto do aluno da UFCG, obtido o melhor desempenho. O Bitec é uma iniciativa nacional de cooperação única, cujo objetivo é a transferência de inovações tecnológicas para as micro e pequenas empresas (MPE), com aplicação direta no setor produtivo do conhecimento das instituições de ensino.

A 8ª edição inovou, definindo regras específicas para a implementação e operacionalização do programa. Entre os benefícios do Bitec,  a vivência profissional dos estudantes sob orientação dos seus professores, o estreitamento com o setor produtivo e o acadêmico, contribuindo para a resolução de questões de interesse das empresas, além do reconhecimento e divulgação das melhores práticas dos projetos e de seus participantes.

Apesar de haver uma edição nacional, o programa também é realizado anualmente em nível estadual para fomentar a criatividade dos alunos e o aproveitamento de seus projetos em cada unidade federativa de atuação e execução do Bitec.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 29/10/2009