Seminário avalia Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid)

Desafio do programa é incentivar a aprendizagem e autoria coletivas colaborativas

Integrar a escola pública com a universidade e incentivar o magistério. De acordo com o diretor de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), João Carlos Teatini, esses são os papéis dos novos programas da Capes voltados para a educação básica e para a formação de professores. Um deles, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), teve seu 1º Seminário de Coordenadores Institucionais realizado nesta quarta-feira, 28.

O evento reuniu na Capes os coordenadores institucionais do primeiro edital do Pibid, lançado em 2007. Durante a abertura, o presidente da Capes, Jorge Guimarães destacou que a pós-graduação tem muito a trazer para a educação básica. "Muitos cursos da pós são cursos de licenciatura. Duas áreas que devem e podem se imbricar", explicou.

Um dos responsáveis pela criação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) durante os anos 90, Jorge Guimarães, declarou-se orgulhoso em participar de um projeto como o Pibid. "O Pibic demorou mais de 15 anos para obter 20 mil bolsistas, nós queremos 20 mil para o Pibid este ano", afirmou.

Para coordenadora geral de Desenvolvimento de Conteúdo Curricular e de Modelos Experimentais, Carmen Moreira, o desafio do Pibid é incentivar a aprendizagem e autoria coletivas colaborativas. "Nossos programas tem como foco o investimento em tecnologias educacionais e de aprendizagem. Os nossos jovens não aprendem mais do mesmo jeito que o século passado, e as escolas estão trabalhando como no século retrasado", afirmou.

A coordenadora comparou ainda a sala de aula com uma orquestra, que também possui uma pluralidade de possibilidades. "O papel do educador é saber utilizar essas múltiplas inteligências para gerar uma inteligência coletiva", concluiu.

Portal do Professor

A manhã seguiu com apresentações sobre um conjunto de recursos educacionais que a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação (Seed/MEC) oferece e que os pesquisadores podem utilizar para o exercício e o ensino das licenciaturas. Um desses recursos é o Portal do Professor, um ambiente que organiza informações e reúne docentes de todas as regiões do país.

De acordo com a representante da Seed, Carmem Prata, o portal é um espaço que dá apoio aos professores com conteúdo multimídia. "A ideia é oportunizar aos professores de todas as regiões do país o acesso a possibilidades informais de formação continuada. Um canal virtual de contato oficial de professor para professor", explicou. Acesse o Portal do Professor.

TV Escola

Outra ferramenta da Secretaria é a TV Escola. Formada março de 1996, o objetivo principal da televisão é capacitar professores e fornecer ferramentas para o trabalho em sala de aula. "A TV possibilita opções para trabalhar conteúdos para além de texto em papel, para além do quadro negro", afirma o representante da Seed, Douglas Silveira.

A televisão, além de uma ferramenta de formação continuada, com comentários e dicas pedagógicas, é uma fonte de conhecimento e aprendizagem para os alunos. Silveira comentou que, durante a implementação da ferramenta, havia um medo dos professores de serem substituídos pela tecnologia. A TV Escola pode ser assistida ao vivo, 24 horas por dia. Confira.

Grupos

Durante a tarde, os coordenadores trabalharam em grupo sob o tema Um Olhar sobre o Pibid: Desafios, problemas, soluções, ganhos. Para a coordenadora de Fomento, Tânia Castro, o trabalho em grupo possibilita a importante troca de experiências entre os coordenadores do programa. "Queremos que o seminário seja marcado pelo diálogo", afirmou.

A programação do seminário continua nesta quinta-feira, 29. As inscrições para o Pibid 2009 seguem até o dia 9 de novembro. O edital está disponível em http://www.capes.gov.br/editais/abertos/3185-programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia-pibid

(Informações da Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 29/10/2009