Marco histórico: Anprotec tem a primeira mulher eleita na vice-presidência

Esta mulher é a paraibana Francilene Garcia, diretora geral da Fundação PaqTcPB

Natural de Campina Grande, Francilene Garcia enveiredou pela área de C&T muito cedo. Com um currículo muito bem "verticalizado", ou seja, com metas claras e firmes ela acaba de conquistar um posto de bastante relevância no cenário mundial de parques tecnológicos e incubadoras de empresas do país. Ela foi eleita para intergrar a presidência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) para a gestão 2009/2011.

A eleição ocorreu durante o XIX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e Workshop Anprotec que se encerra hoje (30), em Florianópolis.

"Historicamente, a Fundação PaqTcPB tem demonstrado a competência e o pioneirismo campinenses ao longo dos anos, através de nomes ilustres como Lynaldo Cavalcanti e Telmo Araújo, artífices de grandes movimentos nacionais em prol do desenvolvimento de C&T no Estado. Um exemplo disso, foi presença de Telmo Araújo durante a articulação para criar a Anprotec e depois ter sido eleito como presidente da mesma, demonstrando a vocação local para a gestão da C&T e Inovação", declarou Vicente de Paulo Albuquerque de Araújo, diretor adjunto da Fundação PaqTcPB.

De acordo com ele, ter Francilene Garcia eleita na Anprotec é um privilégio para o Parque Tecnológico "é um momento bastante propício, uma vez que o cenário atual está voltado para o apoio à inovação, a pesquisa e desenvolvimento, ao surgimento de "spin-offs" e a geração de empresas inovadoras", reforçou Vicente Albuquerque citando como exemplos o sucesso obtido através do alto índice de empresas aprovadas pelo Programa Prime e a consolidação futura do Centro de Inovação e Tecnologia Telmo Araújo - CITTA.

"Todas essas conquistas demonstram a atuação empreendedora da atual gestão da Fundação PaqTcPB sob a liderança incontestável de Francilene Garcia", concluiu o diretor.

Chapa eleita

Na chapa eleita, na qual constam nomes de várias regiões do país, o Nordeste está bem representado através da vice-presidente paraibana. Confira:

Presidente: GUILHERME ARY PLONSKI - Universidade de São Paulo (USP) e Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC)

Vice-Presidente: FRANCILENE PROCÓPIO GARCIA - Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTCPB)

Diretora: GISA HELENA MELO BASSALO - Universidade Federal do Pará (UFPA)

Diretor: PAULO ROBERTO DE CASTRO GONZALEZ - Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC)

Diretor: RENATO DE AQUINO FARIA NUNES - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

Diretor: TONI CHIERIGHINI - Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

A presença do nome de Francilene Garcia na chapa eleita representa um passo muito importante para impulsionar um dos segmentos dos quais a diretora é uma entusiasta: promover o empreededorismo inovador no Estado da Paraíba.

Formação acadêmica

Francilene Procópio Garcia possui graduação em Ciência da Computação (1988), é professora e pesquisadora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com Mestrado em Informática (1994), Especialização em Qualidade e Produtividade (1995) e Doutorado em Engenharia Elétrica (1999).

(Geneceuda Monteiro - Assessoria de Imprensa - Fundação PaqTcPB)

Data: 30/10/2009