Professora da UFCG lança livro sobre Publicidade

O livro orienta para uma leitura crítica da mídia

A professora Danielle Andrade Souza, do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lançará no próximo sábado, 7, o livro Eu sou brasileiro e não desisto nunca – A dimensão discursiva da publicidade. A obra, de forma didática e analítica, mostra o discurso publicitário como dependente da ideologia e das relações de poder. O lançamento acontecerá às 10 horas, na Livraria Cultura, à Rua Getúlio Vargas.

Fruto de sua experiência como professora e de sua dissertação de Mestrado, o livro registra as suas preocupações no direcionamento dos alunos para a análise das dimensões política e ideológica do discurso da publicidade e da propaganda, os quais recebem em geral uma formação meramente técnica para a criação dos produtos da mídia, desassociados da consciência do que está por trás do tecnicismo. “É estabelecida uma a relação entre a lingüística e a comunicação social gerada no contexto cultural orientada pelas desigualdades sociais”, comenta a autora.

Num dos capítulos, ao tratar da propaganda e da persuasão, a professora demonstra nitidamente o poder exercido pela peças publicitárias para o consumo em massa, induzindo e conduzindo aos bens simbólicos. “Esse consumismo não traz felicidade de modo prático, senão social e psicologicamente, servindo para engrossar os fluxos de caixas das empresas”, comentou, ao explicar que utilizamos bens que não nos fazem falta e que, na verdade, hoje, consumimos símbolos e não produtos.

“Vivemos numa sociedade de consumo, onde alguns bens que possuímos servem para nos colocar em posição de superioridade ou de igualdade perante nossos semelhantes”.

O título do livro é do capítulo que analisa a campanha do governo federal, veiculada em 2006, que trata da força comunicativa de persuasão textual e de imagem sobre o imaginário coletivo brasileiro desejoso de mudança social. “Naquele contexto, a campanha significou uma estratégia de cunho político-cultural incutindo sutilmente os interesses da reeleição do presidente Lula, o que veio a ocorrer em correspondência com aquele desejo coletivo”, comentou.

O livro, publicado pala Editora Krause, foi lançado recentemente na cidade de Curitiba, PR, no Intercom 2009, e será lançado nessa quinta-feira, 5, em Caruaru, PE.  Exemplares também podem ser adquiridos pelo e-mail: danielle.pp@hotmail.com.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 04/11/2009