topo_cabecalho
Governo quer garantir saúde do servidor na agenda permanente

Meta foi anunciada na abertura do II Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor

 

Manter a saúde do servidor na agenda permanente do governo, garantindo melhor qualidade nas ações voltadas à saúde do servidor. Essa é uma das prioridades do Ministério do Planejamento (MP) na gestão de recursos humanos do serviço público federal. A meta foi anunciada pelo secretário-executivo-adjunto do MP, Francisco Gaetani, ontem, terça-feira, na abertura do II Encontro Nacional de Atenção à Saúde do Servidor (II ENASS).

 

Para Gaetani, a valorização do assunto garante melhor qualidade de trabalho nos órgãos federais. “Garantir a prevenção e a manutenção da saúde do servidor e dar a ele acesso ao plano de saúde proporciona a prestação de um serviço de qualidade para a população. O assunto vinha sendo deixado de lado há vários anos. Esta é, sem dúvida, uma das principais ações de valorização do servidor federal”, destacou.

Para a secretária-adjunta de Recursos Humanos, Maria do Socorro Gomes, o II ENASS representa a consolidação de uma pauta quem vem sendo implementada pela secretaria desde 2003. Além disso, a secretária destacou que a discussão garante a ampliação das relações entre governo e servidores.

 

“O diálogo entre governo e servidores não pode limitar-se à discussão de remuneração. Tem que abranger outros temas, como, por exemplo, a saúde do servidor. A questão beneficia diretamente o governo, os servidores e a população, que passa a receber serviços de qualidade quando o servidor trabalha com mais condições”, afirmou Maria do Socorro.

 

Ainda na cerimônia de abertura, o coordenador-geral de Seguridade Social e Benefícios do Servidor da SRH, Sérgio Carneiro, disse que o II ENASS possibilita uma nova discussão sobre temas que amadureceram durante o intervalo de um ano desde a realização do primeiro encontro.

 

O coordenador-geral destacou o trabalho realizado no último ano pela SRH na área de saúde do servidor: “Avançamos muito desde o primeiro evento. Regulamentamos o Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS), fizemos as alterações necessárias na lei 8.112/90 para garantir o acesso à saúde suplementar, reajustamos os valores da contrapartida dos planos de saúde e instituímos os exames periódicos para toda a administração”.

 

Ainda segundo Sérgio Carneiro, o objetivo é avançar ainda mais. “Em 2010, vamos capacitar profissionais para trabalhar diretamente com a saúde do servidor e vamos implementar as unidades do SIASS para atender a demanda dos exames periódicos e da perícia médica. Todos os procedimentos estão sendo padronizados. Vamos garantir ao servidor um sistema de saúde uniforme e de qualidade”, enfatizou.

 

O evento reúne cerca de 600 profissionais da área de saúde envolvidos na implementação do SIASS. O II ENASS vai até esta sexta-feira, 6/11.

 

(Ministério do Planejamento)


Data: 04/11/2009