Enade é aplicado com tranquilidade em todo o país

Exame foi aplicado neste domingo para mais de 1,1 milhão de estudantes em 997 cidades

Tranquilidade. Assim o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, avaliou o processo de realização das provas do Exame Nacional de Desempenho do Estudante, Enade, aplicadas neste domingo para mais de 1,1 milhão de estudantes em 997 cidades brasileiras. Houve apenas registros de casos isolados que não comprometeram o objetivo do exame. Entre esses episódios, o mais frequente foi o impedimento de acesso à sala de aplicação àqueles participantes que chegaram após o horário de fechamento do portão de acesso. Também foram impedidos de fazer a prova os estudantes que não levaram documento oficial de identificação.

Em uma escola de Brasília, houve registro de arruaça por parte de estudantes que deixaram a sala antes do tempo mínimo previsto e tentaram impedir os demais de fazerem a prova, fazendo barulho com megafones. No entanto, o índice de participação nessa escola foi dentro do esperado.

Houve ainda casos em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Petrolina (PE) de endereços equivocados. O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, esclarece que estes estudantes não terão nenhum prejuízo e receberão atestados de dispensa.

As provas e os gabaritos preliminares do Enade estão disponíveis no portal do Inep. Os gabaritos são preliminares e estão sujeitos a alteração caso haja recurso considerado procedente pelas comissões que elaboraram as provas. As provas do Enade são elaboradas por professores universitários de instituições públicas e privadas, que seguem as diretrizes traçadas pelo Inep.

Cerca de 1.200 estudantes não inscritos por suas instituições impetraram mandado de segurança para garantir seu direito de fazer a prova. O Inep acatou e orientou a empresa contratada para aplicação do Enade para assegurar a participação de todos.

O Enade 2009 foi aplicado a estudantes ingressantes e concluintes das áreas: graduação em Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Estatística, Música, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo e ainda dos cursos superiores de tecnologia em Design de Moda, Gastronomia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Turismo, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais. Dentro dessas áreas, foram avaliados estudantes de 7.080 cursos, de 1.807 diferentes instituições.

(Assessoria de Imprensa do Inep/ MEC)

Data: 09/11/2009