topo_cabecalho
Canadá oferece bolsas a pesquisadores de várias áreas

Objetivo dos programas é estimular relações bilaterais com o Brasil

 

Os programas de bolsas de estudo do governo do Canadá administrados pelo ICCS/CIEC (Conselho Internacional de Estudos Canadenses) estão com inscrições abertas para o processo seletivo 2009/2010. As oportunidades são para todas as áreas das ciências sociais e humanas, com prioridade para as disciplinas que favoreçam a pesquisa e o desenvolvimento de cursos no âmbito dos estudos canadenses.

 

As bolsas são oferecidas pelo Ministério das Relações Exteriores do Canadá por meio da Embaixada do Canadá em Brasília.

 

Com prazo para submissão de candidaturas até 14 de novembro de 2009, as três bolsas abaixo são oferecidas anualmente na primavera e destinadas a professores universitários, pesquisadores e doutorandos das áreas de ciências sociais e humanas, com o objetivo de fomentar o ensino e a investigação sobre o Canadá nas universidades brasileiras:

 

- Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses (FRP (Faculty Research Program) / BRB (Bourse de Recherche Brésil))


Docentes e pesquisadores de universidades brasileiras com nível de mestrado, pelo menos, e interesse em realizar pesquisa sobre o Canadá ou aspectos das relações bilaterais com o Brasil podem se candidatar a essa oportunidade. A finalidade é aumentar o conhecimento sobre o Canadá a partir da publicação de artigos e trabalhos em editoras brasileiras e estrangeiras.

A bolsa consiste em contribuição máxima de dois mil dólares canadenses, a depender da região de destino no Canadá, para a aquisição da passagem aérea internacional, além de subsídio semanal no valor de 900 dólares canadenses para despesas gerais no Canadá.

 

O edital está disponível em inglês e francês.

 

- Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses (FEP (Faculty Enrichment Program) / BCS (Bourse de complément de spécialisation))


Este programa oferece a oportunidade de professores de universidades brasileiras com interesse no desenvolvimento de cursos com, pelo menos, 33% do conteúdo canadense visitarem o Canadá por no máximo quatro semanas. O intuito é proporcionar o aprofundamento de contatos com docentes e instituições daquele país para efetivar a coleta de subsídios e bibliografia para o desenvolvimento desses cursos.

 

A bolsa consiste em contribuição máxima de dois mil dólares canadenses, a depender da região de destino no Canadá, para a aquisição da passagem aérea internacional, além de subsídio semanal no valor de 900 dólares canadenses para despesas gerais no Canadá.

 

Os interessados podem acessar os editais em inglês e francês.

 

- Bolsa para Pesquisa de Doutorado (DSRA (Doctoral Student Research Award) / BRD (Bourses de recherche de doctorat))


Durante seis meses os doutorandos contemplados com essa bolsa terão a oportunidade de visitar o Canadá para dar continuidade ao desenvolvimento da pesquisa de sua tese. O tema do trabalho, no entanto, deve vincular-se à temática canadense, pois o objetivo desse programa é promover o conhecimento e a compreensão sobre o país anfitrião. O candidato é responsável pela identificação de um orientador na instituição canadense.

 

Os escolhidos receberão contribuição de até dois mil dólares canadenses, a depender da região de destino, para compra da passagem aérea internacional. Além disso, receberão mensalmente, por até seis meses, auxílio de 1.200 dólares canadenses para despesas de subsistência. Outros 300 dólares canadenses serão liberados ao bolsista após a entrega do relatório de pesquisa à Embaixada do Canadá.

Para obter mais informações sobre o processo de candidatura, acesse os editais em inglês e em francês.

 

Com prazo para submissão de candidaturas até 24 de novembro de 2009, as duas bolsas abaixo também são oferecidas anualmente na primavera. Destinam-se a pesquisadores das áreas de ciências sociais e humanas e têm o objetivo de fomentar o ensino e a investigação sobre o Canadá nas universidades brasileiras:

 

- Bolsa Canadá - América Latina - Caribe (CLACA (Canada - Latin American - Caribbean Awards) / BCALC (Bourses Canada - Amérique Latine - Caraïbes))


Com a finalidade de promover a compreensão das relações bilaterais e multilaterais entre o Canadá e a região, esse programa pretende dar apoio a acadêmicos de universidades ou institutos de pesquisa na América Latina e na região do Caribe. Os pesquisadores devem estar envolvidos no desenvolvimento de projetos de pesquisa de curta duração, o que inclui pesquisas colaborativas.

 

Os editais estão disponíveis para consulta em inglês e em francês.

 

- Redes Internacionais de Pesquisa (IRL (International Research Linkages) / RIR (Réseaux internationaux de recherche))


A organização de seminários e outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa é a finalidade desse programa de bolsa. Para tanto, favorece a colaboração internacional e o apoio financeiro a equipes de pesquisadores do Canadá e de outros países.

 

Para conferir detalhes e informações sobre o programa e a candidatura, acesse o edital, disponível em inglêse em francês.

 

Orientações gerais

 

Para se inscrever em qualquer uma das oportunidades de bolsas oferecidas pelo governo canadense, os candidatos devem ser fluentes em inglês ou francês, idiomas oficiais do Canadá, e preencher integralmente em inglês ou francês e apresentar em cinco vias o dossiê de candidatura.

 

Os contatos com as universidades e instituições canadenses devem ser feitos pelos interessados. Estes, à época da inscrição, devem apresentar projeto detalhado da viagem, com datas e locais a serem visitados, nomes e especialidades dos professores canadenses contatados e bibliografia.

 

Todos os formulários de inscrição e informações específicas e mais detalhadas sobre cada programa estão disponíveis nos seguintes endereços: http://www.brasil.gc.ca e http://www.iccs-ciec.ca. Também é possível obter outras informações na Assessoria para Assuntos de Educação da Embaixada do Canadá, por meio do telefone 61-3424-5400, ramal 3260, ou dos e-mails academic.bsb@international.gc.ca e academique.bsb@international.gc.ca.

 

Após preencher os formulários, eles devem ser encaminhados para:


Embaixada do Canadá
Assessoria para Assuntos de Educação
Endereço:SES - Quadra 803, Lote 16 - CEP 70410-900, Brasília, DF.

 

(Universia)


Data: 09/11/2009