Workshop na UFCG debaterá 30 anos do Curso de Engenharia Química

Evento acontece quinta e sexta no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

“Conquistas, Desafios e Perspectivas”, será o tema do Workshop: 30 Anos de Engenharia Química, que acontecerá nas próximas quinta e sexta, dias 12 e 13, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, na UFCG, campus de Campina Grande. O evento terá a participação de representantes das maiores indústrias químicas da America Latina, a exemplo da Alumar, Braskem e Petrobras.

As inscrições estão abertas a estudantes e podem ser efetuadas no Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAEQ). No ato da inscrição, o aluno que desejar poderá adquirir camisa comemorativa, ao preço de R$ 19,90. O professor José Jailson Nicácio Alves, coordenador administrativo da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ), será fornecido certificado para o aluno que cumprir, no mínimo, 75 % da carga horária de cada mini-curso da programação.

“Em cada dia do evento, durante um dos coffee-breaks, será realizado um bingo, cujo prêmio será um computador notebook”, revela Nicácio.  A abertura do Workshop, nesta quinta-feira, 12, está marcada para as 9h, com a presença do reitor Thompson Mariz. Em seguida, será proferida uma palestra com o professor Romildo Brito, sobre Conquistas da Engenharia Química da UFCG. No final da manhã haverá outra palestra, com Luiz Burgardt, da Alumar, que falará dobre o perfil do profissional de Engenharia da empresa.

Às 14h e 16h, estão previstos os mini-cursos “Plant Wide Control”, com Herbert Teixeira, da Petrobrás.  Uma partida de futebol de salão entre alunos e professores encerrará as atividades do primeiro dia, com o jogo começando às 17h30min.

Na sexta, 13, a primeira palestra, Desafios da Engenharia Química na UFCG, ministrada pelo professor André Fiquene, acontecerá às 9h. A programação seguirá com um coffe-break e, em seguida, o professor e pró-reitor de Ensino da UFCG, Vicemário Simões, participará como palestrante discorrendo sobre o tema Ensino de Graduação na UFCG. Às 11h30min, haverá uma palestra com Luís Vasconcelos, sobre perspectivas do curso de Engenharia Química no âmbito da UFCG.

Ainda farão parte da programação final do evento, dois mini-cursos sobre Controle Estatístico de Processos, com Júlio Inácio, da Braskem. Às 17h30min haverá o encerramento com a presença do corpo docente e alunos da UAEQ, além de demais participantes da UFCG e convidados. Um coquetel está marcado para as 18h.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 10/11/2009