topo_cabecalho
Seminário avalia sistemas nacionais de inovação em cinco países

Evento no Rio de Janeiro discutirá estudo comparativo dos sistemas nacionais de inovação (SIN) de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, sedia nos próximos dias 16 e 17 de novembro seminário internacional para analisar os resultados obtidos até agora pelo The Global Network for the Economics of Learning, Innovation and Capability-building Systems (Globelics) e a pela Rede de Pesquisa em  Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist).

As duas entidades iniciaram em 2005, um estudo comparativo dos sistemas nacionais de inovação (SIN) de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics). O projeto Brics objetiva principalmente a análise comparativa das trajetórias e estratégias de desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação, a partir da perspectiva de Sistemas de Inovação.

O projeto é organizado e realizado por uma rede de pesquisadores e instituições de pesquisa dos cinco países e tem recebido o apoio de entidades internacionais como o International Development Research Council do Canadá e a União Europeia. No Brasil, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a Finep, o BNDES e o Centro de Gestão e Estudos e Estratégicos (CGEE) têm dado importante suporte à pesquisa.

O objetivo principal do seminário é apresentar e discutir os resultados da pesquisa no período 2007-2009. Cinco tópicos serão especificamente tratados: a importância do financiamento nos respectivos sistemas de inovação nacionais, o papel do Estado na evolução e dinâmica dos SIN, pequenas e médias empresas nos SIN, P&D das empresas transnacionais e impactos da desigualdade nos SIN.

Além de apresentar os resultados da pesquisa nestas cinco áreas, serão debatidos ainda dois outros tópicos: a crise global e os sistemas de inovação dos Brics e uma nova agenda para a inovação dos Brics: sustentabilidade, inovação voltada aos mercados internos e o papel dos sistemas locais de inovação.

No primeiro dia ocorre ainda o lançamento do primeiro resultado do projeto, o livro "Brics and Development Alternatives: Innovation Systems and Policies", editado por José Cassiolato e V. Vitorino e publicado este ano pela Anthem Press, Inglaterra, com artigos que analisam as políticas recentes de inovação dos Brics.

Outras informações e ficha de inscrição em www.redesist.ie.ufrj.br/seminarios/Brics_S5/s5.php

(Com informações da Assessoria de Imprensa do MCT)


Data: 10/11/2009