Três alunos da UFCG estão entre os dez melhores do Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação

Conquista marca ano histórico do Departamento de Sistemas e Computação

Ainda faltam cerca de 50 dias para o final do ano, mas 2009 já entrou para a história da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como o ano das conquistas acadêmicas, especialmente para o curso de Ciência da Computação. Esta semana, o estudante Diogo Anderson de Oliveira Silva obteve o melhor desempenho geral no Exame Nacional para Ingresso na Pós-graduação em Computação (Poscomp 2009).

O Poscomp é realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para facilitar o acesso de estudantes a programas de pós-graduação em todo o Brasil. Diogo fez 64 pontos, enquanto que a média nacional foi de 27,85.

Outros dois alunos da UFCG também figuram entre os 10 melhores do exame: Thiago Sousa Santos (58 pontos) e Renato Miceli Costa Ribeiro (56 pontos).

“Este é realmente um ano de conquistas para o nosso Departamento de Sistemas e Computação”, comemora o coordenador Dalton Serey, agradecendo o empenho de todos os integrantes da unidade. “Não é mágica. Todo esse resultado é fruto do esforço diário de centenas de pessoas comprometidas com a qualidade acadêmica e o conhecimento científico”, ressaltou.

Este ano, a graduação recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a classificação máxima (cinco estrelas) do Prêmio Melhores Universidades do Guia do Estudante, além de ter sido avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), como um dos seis melhores cursos da área, em todo o Brasil.

Ainda no Enade, o ex-aluno Matheus Gaudêncio do Rêgo obteve o melhor desempenho individual nacional: nota 86,5, enquanto que a média nacional foi 34,8. No total, foram avaliados 7.329 cursos e mais de 490 mil estudantes.

Internacional

No cenário internacional, o estudante de graduação Diego Tavares Cavalcanti foi premiado, mês passado, como autor do melhor trabalho de iniciação científica apresentado na conferência OOPSLA 2009, em Orlando, nos Estados Unidos.

“A OOPSLA é um dos eventos mais concorridos por ser vitrine certa para a ampla disseminação dos resultados de pesquisa por toda a comunidade científica”, observa Dalton Serey,

Em junho, o mestrando em Ciência da Computação João Arthur Brunnet de Monteiro venceu a Jazoon Rookie 2009, competição de apresentações sobre tecnologias Java, da empresa Sun Microsystems, realizada durante a Conferência Internacional de Tecnologia Java (Jazoon’09), em Zurique, na Suíça.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 11/11/2009