topo_cabecalho
Reitor da UFCG propõe agenda positiva para Campina Grande

Tema foi debatido em palestra nessa terça no auditório da reitoria

 

Discutir, encontrar respostas para os desafios que a cidade de Campina Grande enfrenta em diversas áreas e elaborar uma agenda positiva para nortear a administração municipal, nos próximos anos, independente de quem seja ou venha a ser o prefeito. Foi esta a proposta lançada pelo reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, durante palestra sobre novos mercados e cidades criativas, proferida pelo fundador e diretor-executivo do Porto Digital do Recife (PE), Valério Veloso, nessa terça-feira, 10.

 

A ideia é compor um calendário de discussões sobre temas primordiais para a gestão e o desenvolvimento da cidade, como transporte urbano, coleta seletiva, aterros sanitários, ciência e tecnologia, entre outros. “A proposta é que, em sessões periódicas, quinzenais, um especialista seja convidado a fazer uma palestra e promover um debate na Câmara Municipal. Assim, os vereadores se embasariam sobre a problemática, adquirindo fundamentos científicos e uma visão mais ampla, gerada pelas discussões, para legislar sobre o tema”, disse Mariz.

 

Esses debates construirão um documento que espelhará os anseios da sociedade e consistirá uma espécie de cartilha a ser seguida pelo atual e futuros governantes. “Ela pautará as ações estratégicas de governo, independente das propostas partidárias. Assim, teremos um projeto da Campina que queremos”, destacou. 

 

Uma comissão preliminar e suprapartidária foi composta para definir as diretrizes, organização dos trabalhos, calendário e temas a serem discutidos. Entre os membros, além do reitor da UFCG, a reitora da UEPB Marlene Alves, os vereadores Fernando Carvalho (PMDB) e Daniella Ribeiro (PP), a diretora do Parque Tecnológico, Francilene Garcia, os presidentes Buega Gadelha (Fiep) e Luiz Alberto (Associação Comercial) e o professor Emir Candeia, representando a prefeitura municipal.

 

A Reitoria da UFCG encaminhará um comunicado às representações escolhidas para compor a comissão, marcando o primeiro encontro, provavelmente, para o próximo dia 24, em horário e local a serem definidos.

 

Palestra

 

Valério Veloso alertou aos nove vereadores presentes sobre as oportunidades que Campina Grande vem perdendo pela ausência de políticas municipais de Ciência e Tecnologia, a falta de um projeto amplo que aproveite bem mais as potencialidades dos recursos humanos gerados na cidade, especialmente pela UFCG. “Talentos que estão sendo exportados. Há muito, empresas de Tecnologia da Informação de todo mundo observam a cidade, Campina é referencial num dos recursos mais escassos do mercado: cérebros”.

 

Para ele, a discussão sobre a criação de uma secretária municipal de Ciência e Tecnologia não pode ser travada como eleitoral, pois não traz votos. “Ela traz progresso”, disse, defendendo a construção de uma agenda para o setor, antes da própria criação da pasta.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

 


Data: 11/11/2009