topo_cabecalho
Última apresentação do Projeto Sonora Brasil acontece domingo na UFCG

As atrações são os violonistas Aluísio Laurindo Júnior e Nicolas de Souza

 

Os violonistas Aluísio Laurindo Júnior, do Amapá, e Nicolas de Souza, do Rio de Janeiro, apresentam-se neste domingo, 15, no Departamento de Arte e Mídia da UFCG, em Campina Grande, na quarta e última etapa do Projeto Sonora Brasil, realizado pelo Departamento Nacional do SESC em parceria com o SESC Paraíba e apoio da UFCG. A apresentação tem início às 17h e o valor da entrada será um 1 kg de alimento não perecível.

 

A iniciativa faz parte da Programação Violão Brasileiro Norte-Sudeste e contempla todo o Brasil com concertos, reunindo sempre dois violinistas de estados diferentes e levando músicas de regiões diversas. A partir dessas apresentações, o projeto divulga toda a potencialidade do violão, tanto o erudito quanto no popular.

 

O repertório de Aluísio Laurindo Jr. e Nicolas de Souza é marcado pelas diferenças regionais. O de Aluísio inclui compositores do Norte do país, passando por Salomão Habib e Sebastião Tapajós, além de uma obra de Cláudio Santoro, um dos nomes mais importantes da música erudita brasileira.


Já Nicolas tocará obras de nomes também conhecidos, como Francisco Mignone e Heitor Villa-Lobos, passando por compositores de Maringá, do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Finalizando o evento, acontecerá um duo com interpretações de obras do paraense Luiz Otávio Braga e do capixaba Carlos Cruz.

 

Aluísio Laurindo Júnior

 

Professor, compositor e arranjador, tocou com o quinteto de jazz Pentagrama, da Fundação Carlos Gomes, foi guitarrista e improvisador da Big Band da UFMG e tocou no VI International Vitoria Jazz Festival.

 

Venceu os prêmios de melhor canção inédita no Fest Sinhá de MPB Itumbiara/GO; de melhor arranjo no Circuito Paulista de Festivais em Ilha Solteira (SP), conquistou o 4º lugar no X Festival de MPB do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí (SP) e venceu o I Prêmio Estímulo Altino Pimenta, na categoria música instrumental, oferecido pela Fundação Cultural de Belém.

 

Nicolas de Souza Barros

 

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, já se apresentou nos EUA, França, Alemanha, Inglaterra, México, Canadá e Uruguai, além de diversos estados brasileiros.

 

Realizou estreias nacionais e mundiais de obras de compositores como Villa-Lobos ("Valse-Choro", em 2007), Ronaldo Miranda ("Concerto para Quatro Violões e Orquestra", com o Brasilian Guitar Quartet e a Sinfônica de Baltimore em 2004), Ricardo Tacuchian (estreia pública de "Corncerto para Violão e Orquestra"), Radamés Gnatalli e Alexandre Eisenberg.

 

Desde 2004, tem se dedicado à pesquisa de novos repertórios e à atuação instrumental do violão de oito cordas, com a primeira afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão de seis cordas.


Data: 12/11/2009