Olimpíada Brasileira de Física realiza 3ª fase neste sábado

UFCG realiza treinamento de alunos

Com provas prática e teórica, acontece neste sábado, 14, a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Física. Realizando-se nas capitais estaduais, essa etapa define os ganhadores das medalhas de ouro e prata, em quatro categorias: 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e 8ª, do Ensino Fundamental. Ano passado, a Paraíba conquistou sete medalhas de bronze no Médio e uma de prata, no Fundamental.

Nessa sexta-feira, 13, os alunos de Campina Grande e outros classificados, oriundos do município de Alagoa Grande, estarão realizando treinamento no Laboratório de Física da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com o professor Rafael Rodrigues, do Centro de Educação e Saúde, campus de Cuité. “Estamos acreditando que resultados expressivos sejam conquistados, temos um bom grupo de alunos classificados que, somados aos de João Pessoa, podem ganhar um bom número de medalhas”, comentou.

Olimpíada Brasileira de Física (OBF)

Com a colaboração de vários institutos e departamentos de Física de universidades estaduais, federais e Ifets, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) elaborou um projeto que utiliza competições intelectuais para despertar e estimular o interesse pela disciplina,  melhorar seu ensino e  incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas

Este ano, a equipe brasileira foi a campeã na 13ª Olimpíada Ibero-Americana de Física, realizada de 28 de setembro a 3 de outubro, no México, que contou com a participação de 68 estudantes do ensino médio de 19 países. Além de ganhar três medalhas de ouro e uma de prata, que garantiram a primeira colocação no geral, o Brasil obteve a melhor nota nas provas experimental e teórica.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 12/11/2009