Encontro da Consciência Negra da UFCG acontece nesta segunda

Programação está sendo realizada no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega

Coincidindo com a semana em que será celebrado o Dia da Consciência Negra (20), acontece nesta segunda, dia 16, no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus de Campina Grande, o 1º Encontro da Consciência Negra da UFCG.

Promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da UFCG e pelo Movimento Negro de Campina Grande, com o apoio da Associação dos Docentes da universidade (ADUFCG), o evento serve de espaço para a discussão de questões polêmicas, como a adoção de cotas para ingresso na instituição, além de atos de racismo nas áreas de atuação da universidade e a necessidade da implantação da Lei federal 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afrobrasileira nos ensinos fundamental e médio.

Pela manhã, a programação conta com a mesa-redonda A UFCG e as políticas de ações afirmativas: o estado da questão. Os debatedores são o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, e os professores Antônio Berto Machado, da Unidade Acadêmica de Letras, e Luciano Mendonça de Lima, da Unidade Acadêmica de História e Geografia, atuando como mediadora a professora Juciene Ricarte Apolinário, da Unidade Acadêmica de História e Geografia.

À tarde, o evento prossegue com a mesa-redonda Violência policial, racismo e direitos humanos: um debate necessário, com os debatedores Marcos Marcone, coronel da Polícia Militar da PB; Jair Silva, do Movimento Negro de CG, e Maurino Medeiros, professor da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais. O mediador será o presidente da ADUFCG, Josevaldo Cunha.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 16/11/2009