UFCG inaugura próxima quinta-feira o Ramo Estudantil

Unidade será ligada ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE)

Será inaugurado na próxima quinta-feira, 19, durante o I Dia de Engenharia Elétrica, na UFCG, campus de Campina Grande, o Ramo Estudantil, que funcionará ligado ao Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), uma organização profissional sem fins lucrativos, fundada nos Estados Unidos, com o objetivo de promover conhecimento no campo da engenharia elétrica, eletrônica e computação.

Os ramos estudantis são criados para dar oportunidades aos universitários de promoverem atividades sociais e científicas em suas universidades. Atualmente existem mais de 1.789 unidades espalhadas por 1.500 universidades em 80 países. São entidades de caráter estudantil, através dos quais alunos de graduação e pós-graduação podem interagir, desenvolvendo atividades que possibilitem tanto o seu crescimento pessoal, como o das instituições de que fazem parte.

Essa interação é uma característica que proporciona aos seus membros uma excelente oportunidade de manter contato com pessoas no mundo inteiro. Em geral, os ramos estudantis desenvolvem atividades técnicas e educacionais, tais como, cursos extracurriculares, seminários, eventos, palestras de profissionais convidados e competições acadêmicas.

Muitas dessas realizações contam com apoio financeiro do IEEE, outras, com recursos próprios, obtidos de diversas formas, o que reforça o caráter empresarial de muitos ramos, embora estes não possuam fins lucrativos e seu principal alicerce seja o trabalho dos voluntários. O ramo estudantil da UFCG já conta com diversos voluntários e apoio de professores.

“Esta é uma atitude importante para a promoção de nosso curso e uma excelente oportunidade para os alunos que desejarem se envolver nas atividades”, comenta Lucas Lacerda Paixão, do Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva - Embedded/UFCG. A base administrativa já está formada, com o professor Edmar Candeia Gurjão, como conselheiro, Ana Maria Araújo, na Presidência, Felipe Maia Másculo (vice-presidente) e Lucas Lacerda Paixão (tesoureiro).

Qualquer aluno da graduação pode participar, desde que seja membro IEEE e apresente compromisso com os trabalhos. “Basta procurar qualquer integrante do Ramo e demonstrar o interesse. Pode também mandar email para rei3e@ee.ufcg.edu.br”, diise Lucas Paixão. Para ele, o Ramo Estudantil pode ser visto como um elemento que auxilia no desenvolvimento de alunos de Graduação e  atuação consistente dos professores, alunos e direção da faculdade.

IEEE

O Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos é a maior organização profissional do mundo, com filiais em muitas partes do mundo, sendo seus sócios engenheiros eletricistas, engenheiros da computação, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações, entre outros. Um de seus papéis mais importantes é o estabelecimento de padrões para formatos de computadores e dispositivos.

Dia de Engenharia Elétrica

O I Dia de Engenharia Elétrica, que acontecerá na próxima quinta (19) é uma promoção do PET Elétrica em parceria com o Ramo UFCG. Na ocasião, serão discutidos alguns aspectos da Engenharia, como divisão de curso, professores debaterão em mesas redondas, enfim, será o dia todo de atividades.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 16/11/2009