Publicada portaria que regulamenta o Pró-Multiplicar

Objetivo é capacitar alunos bolsistas da Capes para que atuem como monitores e multiplicadores na divulgação e instrução do Portal de Periódicos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou o regulamento do Projeto de Formação de Multiplicadores do Portal de Periódicos (Pró-Multiplicar). A portaria que trata do assunto foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 22 de outubro.

O projeto, lançado em 2008, tem o objetivo de capacitar alunos bolsistas de mestrado e doutorado da Capes em instituições credenciadas ao Portal e habilitá-los para que atuem como monitores e multiplicadores na divulgação e instrução do Portal de Periódicos, além de treinar alunos de graduação e pós-graduação, mestrado e doutorado, em suas instituições, para ampliar o uso do portal de Periódicos da Capes. Em 2008, oito instituições de ensino superior participaram e tiveram 316 bolsistas treinados. Em 2009, mais 12 instituições se juntaram à iniciativa.

Treinamentos

O treinamento é composto das seguintes partes: apresentação do Portal de Periódicos pelos técnicos da Coordenação Geral do Portal de Periódicos da Capes (CGPP/DPB/Capes), responsáveis pela gestão do Portal de Periódicos; e apresentação das bases, por área do conhecimento, ministrada pelos instrutores das editoras das bases de dados por área do conhecimento. As capacitações são realizadas nas instituições.

Os multiplicadores, após recebido o treinamento, estão aptos a treinar públicos específicos por área. É esperado que ele realize pelo menos um treinamento por ano e forme dois outros bolsistas multiplicadores. As horas de treinamento ministradas pelo bolsista podem ser convertidas em créditos pela instituição para a disciplina “Estágio em Docência”, “Treinamento no Portal de Periódicos da Capes” ou similares.

Os bolsistas são selecionados pelos professores coordenadores, que também divulgam os treinamentos; realizam contatos com a Capes durante a organização do treinamento recebido; participam de reuniões sobre o projeto; e organizam o cronograma anual de treinamentos dados pelos multiplicadores.

Para participar do Pró-Multiplicar as instituições devem se inscrever em um processo seletivo, que é realizado pela Capes no final de cada ano. A escolha dos participantes segue critérios de representatividade regional, disponibilidade de vagas e interesse demonstrado pelas universidades.

(Assessoria de Imprensa da Capes)

Data: 16/11/2009