UFCG vai receber equipamentos para o projeto de educação indígena

A UFCG está entre as seis Universidades Federais selecionadas para o Programa de Formação Superior e Licenciaturas Indígenas - Prolind. Todas elas receberão, dentro de 90 dias, computadores, impressoras, filmadoras e outros equipamentos para desenvolver seus projetos. O investimento do Ministério da Educação é de R$ 194.875,00.

Além da UFCG, participam do Prolind as Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG), de Roraima (UFRR), do Amazonas (UFAM), da Bahia (UFBA) e Tocantins (UFTO). Ao enviar o projeto para concorrer aos recursos do Prolind, cada instituição indicou ao MEC os equipamentos necessários. Com base nesta indicação, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) fará a aquisição. Entre os equipamentos pedidos estão computadores, gravadoras de CD e multimídia, laptops, impressoras, filmadoras, máquinas fotográficas, gravadores digitais, scaners e máquinas xerox, dentre outros.

Acervo - A Universidade Federal de Roraima vai receber, além dos equipamentos, um acervo de 296 obras, a serem utilizadas nas atividades do curso de licenciatura intercultural. O investimento do MEC na compra das obras é de R$ 11.561,74. A previsão da Secad para a entrega do acervo é de 60 dias.

Os projetos que receberam recursos do Prolind estão divididos em três categorias. A UFMG e a UFRR, na de criação de curso de licenciatura. A UFAM e a UFCG, diagnóstico para a criação de curso. A UFBA e a UFTO, apoio à permanência de estudantes.

De acordo com Eduardo Vieira Barnes, da Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena da Secad, os recursos provêm de empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para execução de políticas públicas de diversidade. O valor total é de US$ 9 milhões, dos quais US$ 4 milhões do BID e US$ 5 milhões de contrapartida do Tesouro Nacional.

(A matéria escrita pela jornalista Ionice Lorenzoni, da Assessoria de Comunicação do MEC, foi modificada em seu primeiro e segundo parágrafos e recebeu novo título. A modificação foi feita pela Assessoria de Comunicação da UFCG, que deixou os demais parágrafos conforme está no texto original.)

Data: 20/02/2006