Programa Pré-Vestibular Solidário da UFCG oferece 400 vagas

A UFCG inscreve até amanhã, quarta, 22, alunos para o Programa Pré-Vestibular Solidário - PVS de 2006. São oferecidas 400 vagas, sendo 240 para o campus de Campina Grande, 40  para o campus de Patos, 40 para Sousa e 80 para o campus de Cajazeiras. A ficha de inscrição e outros dados podem ser acessados na página da UFCG, www.ufcg.edu.br. Poderão participar alunos concluintes ou que já tenham concluído o Ensino Médio em Escolas Públicas. A seleção dos estudantes será de 6 a 8 de março, e o resultado será divulgado no dia 10 do mês citado. As aulas serão iniciadas no dia 20 de março, com término previsto para 19 de novembro de 2006. O Programa Pré-Vestibular Solidário é vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX.

As inscrições podem ser realizadas nos seguintes locais: no campus de Campina Grande, os candidatos deverão se dirigir ao Auditório da Biblioteca Central da UFCG, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h30. No campus de Patos, os interessados deverão procurar o Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, das 7h às 11h e das 14h às 17h. Já no campus de Sousa, os estudantes poderão se dirigir para a Coordenação de Pesquisa e Extensão (COPEX) do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS, das 13h às 17h30 e das 18h às 21h. No campus localizado na cidade de Cajazeiras, os estudantes deverão procurar a Sala de Extensão do Centro de Formação de Professores - CFP, das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21h.

O Pré-Vestibular Solidário

O Pré-Vestibular Solidário será realizado em todos os campi da UFCG com o objetivo de contribuir para a construção de políticas sociais afirmativas por meio da capacitação do público beneficiado para a utilização das diferentes tecnologias relativas às áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas, viabilizando a ampliação das condições de acesso e permanência à educação superior de jovens e adultos de baixa renda, informou a Pró-Reitora de Extensão, professora Maria Lucinete Fortunato.

Seleção para o Programa de Bolsas de Extensão - PROBEX/UFCG

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão também informa que o processo de seleção para a vigência 2006 do PROBEX/UFCG será realizado no mês de março de 2006. As inscrições de projetos e de candidatos a bolsas deverão ser efetuadas nas Coordenações ou Assessorias de Pesquisa e Extensão dos Centros, em formulário específico que estará disponibilizado na página www.ufcg.edu.br, bem como o Edital 002/2006/PROPEX/UFCG.

O PROBEX/UFCG objetiva incentivar a participação de discentes, servidores técnico/administrativos e docentes nas atividades de extensão da UFCG; estimular o desenvolvimento da criatividade na busca da socialização de saberes, aprimorando o processo formativo de profissionais enquanto cidadãos; e, viabilizar a relação transformadora entre a universidade e a sociedade, priorizando as demandas de relevância social, com o intuito de melhorar as condições de vida das comunidades beneficiadas.

Objetivos do Pré-Vestibular Solidário - PVS

O Pré-Vestibular Solidário da UFCG tem o objetivo de contribuir para a construção de políticas sociais afirmativas viabilizando a ampliação das condições de acesso e permanência de jovens e adultos de baixa renda na educação superior, especialmente de afro-descendentes e indígenas.

Nesta perspectiva o PVS visa: Possibilitar ao público beneficiado a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas, corrigindo distorções do ensino público; Instigar nos participantes o desenvolvimento da capacidade de aprender, criar e formular conhecimentos, de maneira a desenvolver valores e competências que se coadunem com as exigências da sociedade contemporânea; Desenvolver o aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e a autonomia intelectual, de modo a permitir que este continue aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos; Oferecer a preparação e as orientações básicas para a integração do aluno ao mundo do trabalho, com competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo; Contribuir para a ampliação da capacidade dos alunos de compreender criticamente as causas históricas que limitam o acesso à escola, aos benefícios e às decisões da sociedade em que vivem.

Outras informações com a Pró-Reitoria de Extensão pelo fone (83) 3310.1342 ou 3310.1296, ou ainda no Edital, que pode ser acessado na página www.ufcg.edu.br.

Data: 21/02/2006