UFCG promoverá I Encontro de Literatura Regional em dezembro

Evento acontecerá em Cajazeiras e homenageará o poeta Patativa do Assaré

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizará no período de 8 a 10 de dezembro deste ano, no Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Cajazeiras, o I Encontro de Literatura Regional (ENCLIR), que abordará a temática “O popular, o Erudito e suas Interfaces”. O evento é uma promoção da Unidade Acadêmica de Letras, através da Área de Literatura, direcionado a professores, pesquisadores e estudantes da área.

O coordenador do evento, professor Gildemar Pontes, esclarece que a divulgação está sendo feita em universidades e Academias de Letras de todo o Nordeste. “Esperamos reunir um bom público, especialmente para a apresentação de trabalhos”, comenta. A expectativa é que 200 pessoas se inscrevam para apresentações de trabalhos literários e mais umas 100 se inscrevam como participantes.

As inscrições de trabalhos, que devem focalizar a arte popular nordestina, seguem até o dia 23 deste mês, através do endereço: http://enclir-ufcg.blogspot.com. Como ouvinte, as inscrições podem ser feitas até a véspera do evento. Para Gildemar Pontes, o Encontro será um grande momento para reunir personalidades ligadas ao universo literário de todo o Nordeste, e em especial, da Paraíba.

A primeira edição do ENCLIR vai homenagear o poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro, nascido no Ceará, Patativa do Assaré. “A homenagem é mais do que justa, visto que Patativa é um dos nomes mais expressivos da nossa cultura, tendo conquistado reconhecimento internacional pelo seu trabalho, enquanto viveu e se dedicou a arte”, declarou Pontes, ressaltando que a homenagem também é alusiva ao centenário do artista.

O evento terá na abertura como palestrante, o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Rinaldo de Fernandes. Ele abordará o tema: Regionalismo - Conceito e Evolução. A palestra será no dia 8 pela manhã. Já o encerramento ficará por conta do vice-reitor da UFCG, professor Edilson Amorim, que tratará a temática: Vira e Mexe, Regionalismo.

Durante o evento ainda acontecerão outras palestras, que podem ser conferidas no endereço eletrônico já citado, minicursos, mesas redondas, atividades culturais e comunicações. O coordenador Gildemar Pontes será um dos palestrantes e falará sobre: Anti-Heróis e Pobres Diabos no Conto de Moreira Campos, um escritor também cearense.

As inscrições para quem vai apresentar trabalhos custam R$ 15, para estudantes, e R$ 30, para professores. Para as duas categorias, os valores cobrados para participação como ouvintes, serão, respectivamente, R$ 10 e R$ 20. Os interessados devem escanear o comprovante de pagamento disponível na internet e pagar a taxa em qualquer agência do Banco do Brasil.

(Rosângela Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 20/11/2009