topo_cabecalho
Começa a V Semana de Pesquisa e de Extensão de Desenho Industrial da UFCG

A V Semana de Pesquisa e de Extensão de Desenho Industrial da UFCG começa hoje, segunda, 20, e vai até a próxima quarta-feira, 22, no auditório localizado no andar térreo do Bloco CB (Reenge), no campus de Campina Grande. O público vai conhecer a produção acadêmica de estudantes e de professores, que terão a oportunidade de conhecer e debater sobre temas relevantes no imenso campo do Desenho Industrial. A programação vai começar às 18h30min com uma Mesa redonda sobre a Reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Desenho Industrial. Os organizadores afirmam que a Semana tem sido “uma mostra significativa de trabalhos aceitos em eventos técnico-científicos de abrangência internacional, nacional e regional”.

Programação

Amanhã, terça-feira, 21, às 18h30min, será feita uma apresentação sobre o Panorama da pesquisa e da extensão no âmbito da UFCG, CCT e UADI, com a presença de representantes das Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Extensão, Diretoria do CCT e Comissão de Ensino e Pesquisa da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial - UADI.

Apresentações orais

A programação da quarta-feira, 22, com início às 18h30min, tem agendada a apresentação de trabalhos orais, sendo o primeiro o do professor Luiz Eduardo Cid Guimarães, sobre o Projeto Pilões: Desenho Industrial e tecnologia apropriada, uma intervenção sistêmica em assentamentos rurais. Depois, o professor Adriano Marinho ministrará um minicurso sobre Desenho de personagens.

O professor João Ademar de Andrade Lima vai destacar o Ideário sobre políticas de ação à propriedade intelectual em institutos de ensino e pesquisa, trabalho apresentado durante o XXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, UFCG, que aconteceu em 2005.

Já o professor Wagner Braga Batista fará abordagem sobre Desenho Industrial e desenvolvimento técnico-científico, tema por ele apresentado no Simpósio da Sociedade de História da Ciência e da Tecnologia, realizado na UFMG.

Os professores Isis Tatiane Macêdo e João Ademar de Andrade Lima passarão informações aos presentes sobre o Projeto de uma cuscuzeira baseado nos princípios da ergonomia de correção, aceito no Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Programas, Informação, Ambiente Construído (Ergodesign 2006), ocorrido na UNESP, em Bauru - SP.

Exposição de pôsteres no Hall da UADI

O público poderá conhecer na exposição de pôsteres o trabalho Criação de personagens virtuais para cinema e histórias em quadrinhos para aplicação em projetos pedagógicos, produzido por Thiago Sobreira, Elynewton Souza, Rodrigo Motta e Wagner Braga Batista, que foi apresentado durante o VIII Congresso Iberoamericano de Extensão universitária, através do PIBIAC.

Os professores João Ademar de Andrade Lima, Marconi Luiz França, Greyce Yane Honorato Sampaio e Erika Veronika de Souza Manhães, apresentarão pôsteres sobre Desenho industrial para alunos carentes do ensino fundamental: fonte de socialização e orientação vocacional, que foram exibidos no VIII Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária, como Projeto de Extensão - PROBEX.

Um outro pôster que será exibido é sobre o Desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para a realização de curso de desenho industrial à distância, cujos autores são Déborah Keylla, Deó Vasconcelos, Washington Ferreira Silva e Wagner Braga Batista, fruto do Projeto de Iniciação Científica, PIBIC, e que já foi apresentado ao público durante a I Semana Unificada de Pesquisa e de Extensão da UFCG.
 
Melhoria funciona de máquina de triturar: Reciclar é preciso é o pôster que estará à disposição para conhecimento da comunidade acadêmica, cujos autores são Itamar Ferreira da Silva e Angela Dias Cordeiro. Este trabalho é resultado do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica - Bitec.

Outro trabalho, cujo título é A Valorização do Tesouro Arqueológico Paraibano Através da Aplicação de símbolos em Cerâmicas Decorativas, será mostrado ao público por seus autores, Itamar Ferreira da Silva, Pablo Marcel de Arruda Torres, Maria Adriana Domingos da Costa e Andréa Julião Ribeiro Sales. Ele foi desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artístico-Cultural - Pibiac, da UFCG.

Quem desejar conhecer em detalhes um projeto sobre Educação à distância: dignidade, educação e trabalho, é só comparecer ao local e conversar com os autores Ana Carolina Moraes Barbosa Karen Mello Colpes, Lívia Maia Brasil, José Emídio Medeiros, Thiago Franklin Lucena e Wagner Braga Batista, que já o exibiram na I Semana Unificada de Pesquisa e de Extensão da UFCG, como Projeto de Extensão -PROBEX.

Também será mostrado o projeto de um Secador solar de baixo custo, de Iana Garofalo Chaves, Luiz Eduardo Cid Guimarães e Josivanda Gouveia, que já foi apresentado na I Semana Unificada de Pesquisa e de Extensão da UFCG, através do PIBIC.

Por fim, as questões da Análise e atualização do Projeto Político Pedagógico de Desenho Industrial da UFCG é um dos pontos de destaque nesta exposição de pôsteres. O trabalho foi feito por Karen Mello Kolpes, Alania Caroline dos Santos, Débora Passos e Wagner Braga Batista, e já foi apresentado durante I Semana Unificada de Pesquisa e de Extensão, da UFCG, através do PIBIC.

Conheça algumas opiniões de professores que estarão expondo trabalhos na V Semana de Pesquisa e de Extensão de Desenho Industrial:

“A Semana de Pesquisa e Extensão – SPEDI, ao longo destes dois anos e meio em que é realizada, é uma excelente iniciativa de membros do corpo docente da Unidade Acadêmica de Desenho Industrial. Creio que a SPEDI se configura como uma “Vitrine” de produções intelectuais e realizações acadêmicas que muitas das vezes desconhecemos, mas que são desenvolvidas pelos mais diversos alunos e professores da UFCG. Participar de cada SPEDI, que já está em sua quinta edição, é uma experiência motivacional enriquecedora. É por isso que cada nova edição deste evento é bastante prestigiada, nunca sobram assentos na platéia que está sempre lotada, para o orgulho dos seus idealizadores”. João Ademar, que apresentará o artigo “Ideário Sobre Políticas de Ação à Propriedade Intelectual em Institutos de Ensino e Pesquisa”.

“A Semana de Extensão do Curso de Desenho Industrial é o principal espaço que os professores, alunos e inclusive egressos têm para divulgar suas pesquisas técnico-científicas e suas atividades extensionistas, comungando seus conhecimentos e socializando suas conclusões”. Adriano Marinho, que fará relato da experiência de mini-curso realizado durante a Semana Unificada de Pesquisa.

“É perceptível que as Semanas de Pesquisa e Extensão do Curso de Desenho Industrial vêm possibilitando o conhecimento por parte dos alunos, acerca dos projetos que foram e estão sendo desenvolvidos pelo corpo discente e docente do Departamento, além de favorecer a comunicação entre alunos egressos, veteranos e os que ingressaram há pouco tempo na Universidade”. Karen Mello Colpes, estudante de Desenho Industrial.


Data: 20/02/2006