Projeto da UFCG, UFSC e Fundação Certi ganha prêmio de tecnologia e sustentabilidade

O projeto Água: fonte de alimento e renda – uma alternativa sustentável para o semiárido desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Fundação Centro de Referência em Tecnologia de Inovação (Certi), de Florianópolis-SC, é o vencedor do Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2009, na categoria Tecnologia, e o único a receber menção honrosa da comissão julgadora.

Além de beneficiar a comunidade de Uruçu, localizada no município paraibano de São João do Cariri, com água potável, o projeto premiado aproveita o rejeito do processo de dessalinização desenvolvendo a hidroponia - cultivo de verduras e frutos (tomate) dentro de estufas, no qual o solo é substituído por uma solução de água com nutrientes - e a produção de spirulina, microalga que se desenvolve no rejeito. As famílias envolvidas ainda comercializam tilápias, peixes nativos do continente africano e de carne bastante apreciada.

O coordenador do projeto Kepler França, do Laboratório de Referência em Dessalinização (Labdes) da UFCG, destaca a expressão do modelo sustentável que pode ser replicável na região semiárida, permitindo à população uma melhor qualidade de vida. “Essa tecnologia e gestão ambiental, econômica e social chegando a outras localidades contribuirá para a transformação de sua realidade. Há muitos dessalinizadores instalados, cujo concentrado vem sendo desperdiçado e devolvido ao solo, prejudicando o meio ambiente”.

Von Martius de Sustentabilidade

Criado em 2000, pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, com a intenção de reconhecer projetos de todo o País que promovam o desenvolvimento socioeconômico e cultural, alinhado ao conceito de sustentabilidade, o Prêmio von Martius de Sustentabilidade é um dos mais importantes do setor e o único do gênero no País a obter o selo Carbon Free, por fazer a compensação de todo o gás carbônico dispensado desde o início de suas atividades até a cerimônia de premiação.

Desde sua primeira edição, 1.464 projetos foram inscritos, analisados e auditados nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia, dos quais 82 foram premiados e 12 receberam menções honrosas. Este ano, em sua décima premiação,166 projetos forma inscritos. O evento de premiação aconteceu nessa terça-feira, 24, em São Paulo.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 26/11/2009