UFCG solicita iluminação e transporte público no entorno do campus de Campina Grande

O reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, encaminhou ao prefeito municipal, Veneziano Vital do Rêgo, ofício solicitando a instalação de iluminação pública em torno do campus de Campina Grande e a alteração na rota de uma das linhas de transporte urbano que servem à comunidade universitária, para contemplar os portões de acesso aos centros de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) e de Ciências e Tecnologia (CCT).

A iluminação ao redor do campus é uma questão de segurança pública, além de ser um encargo do poder municipal, explica o reitor. “Não é apenas a nossa comunidade universitária que circula por aquela via ou, simplesmente, será para facilitar a nossa vigilância. Igualmente, beneficiará os moradores circunvizinhos que se deslocam no início da noite por aquela artéria, em total escuridão”.  Mariz ressaltou, no documento, que a UFCG já ergueu os postes destinados especificamente à iluminação pública.

Quanto à mudança no trajeto de uma das linhas de transporte público, circulando em torno do campus, Mariz também defende como de grande repercussão social. “Da mesma forma que acabará com os transtornos e desconfortos dos nossos alunos, professores e técnicos que desenvolvem suas atividades nos centros de tecnologias - pela distância da única parada existente, localizada na frente da universidade -, contribuirá com os moradores circunvizinhos usuários do sistema”.

O reitor faz referência ao critério segurança da UFCG, pois, com a mudança na rota do coletivo, haverá uma diminuição dos transeuntes no interior do campus. “Alguns moradores da circunvizinhança e estudantes de outras instituições próximas, por exemplo, diminuem o seu trajeto a pé, atravessando a universidade. O que se torna um complicador para o nosso sistema de vigilância, no que se refere ao controle de acesso”, comentou.

(Marinilson Braga – Ascom/UFCG)

Data: 26/11/2009