HUAC realiza primeira cirurgia cardíaca infantil

Intervenção corrigiu um defeito de comunicação interatrial (CIA) numa menina de cinco anos

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou na última quarta-feira, 9, a sua primeira cirurgia cardíaca infantil. A intervenção, realizada pelos médicos Valdir Cezarino, Basílio Serrano, Simone Porto e equipe, corrigiu um defeito de comunicação interatrial (CIA) numa menina de cinco anos.

A diretora do HUAC, Alana Abrantes, destacou o procedimento cirúrgico infantil como um marco, não só para o hospital, mas para a população e a rede hospitalar estadual. “Reduzindo consideravelmente o número de transferências dos nossos pacientes para outros centros”, comentou, dizendo que o hospital dispõe de todo aparato, inclusive, uma UTI infantil.

O serviço especializado em cirurgia cardíaca do HUAC, recentemente implantado, é o único em hospital público de Campina Grande. A expectativa é realizar cerca de 16 procedimentos cirúrgicos por mês.

A comunicação interatrial é uma cardiopatia congênita caracterizada por uma abertura entre os átrios, que permite a passagem do sangue do átrio esquerdo para o átrio direito.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 14/12/2009