topo_cabecalho
Curso a distância vai qualificar secretários municipais de educação

Elaborado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), curso deverá começar as aulas em janeiro


Como planejar o sistema educacional é um dos quatro temas do curso destinado a qualificar secretários municipais de educação. Na primeira etapa, serão atendidos 1.610 dirigentes.

A formação, a distância, terá 170 horas e duração de quatro a cinco meses. Os quatro temas - planejamento e avaliação do sistema educacional; financiamento e gestão orçamentária; gestão de pessoas; infraestrutura física e logística - fazem parte do Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação (Pradime).

A oferta do curso envolve a UFPE, que desenvolveu os módulos da formação, e as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Pará (UFPA).

A UFPA será responsável pela formação dos secretários de todos os 449 municípios da região Norte. Caberá à UFBA atender 558 municípios. Parte deles na Bahia e em Sergipe, Alagoas e Maranhão. A UFPE oferecerá o curso a 603 dirigentes de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Piauí.

Ao concluir as 170 horas de formação, os secretários receberão certificados de extensão das universidades públicas.

O coordenador do Pradime, Eduardo Pires Neves, explica que os secretários de educação das 5.563 cidades brasileiras devem ser atendidos em 2010. O curso começará pelos municípios que registraram baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) em 2005 e em 2007 - são prioritários nas ações do MEC - e pelos que solicitaram a formação nos planos de ações articuladas (PAR) em 2007 e 2008.

Entre fevereiro e abril deste ano, segundo Neves, a SEB realizou 11 encontros do Pradime para apresentar os programas e ações do MEC a dirigentes que assumiram cargos depois das eleições municipais de 2008.


(Ionice Lorenzoni, da Assessoria de Comunicação do MEC)


Data: 10/12/2009