Hora da Poesia encerra programação 2009 com declamações

Evento é realizado na terceira quinta-feira de cada mês, na sede da ADUFCG

Aconteceu na última quinta-feira, dia 10, a última edição da Hora da Poesia de 2009. A programação de encerramento foi na sede da ADUFCG, em Campina Grande, e contou com uma seleção de obras dos poetas declamados no decorrer do ano, durante as apresentações do evento, a exemplo de Manoel Bandeira, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Bertold e Brecht.

Poemas de Natal e Ano Novo e de temática diversa foram apresentados pelo público participante na última edição do evento. Os poemas dos autores selecionados foram apresentados pelos intérpretes Dorivaldo Salustiano, Eliane Lisbôa, Francisco Cabral, Guilherme Gaião, Jonas Leite Ramon Zeferino, que se destacaram ainda nas apresentações dos poemas de autoria de Roberto Mendonza, Francisco Cabral e Francisco Metri.

A Hora da Poesia é um evento realizado na terceira quinta-feira de cada mês, na sede da ADUFCG, em Campina Grande, sob a coordenação de Francisco Metri, Graça Barbosa e Eliane Lisbôa. É produzido por um grupo de professores e alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que se encontra regularmente para declamar poemas de autores consagrados e de suas próprias autorias.

Os encontros são organizados em dois “atos”: no primeiro, os componentes do grupo Hora da Poesia apresentam poemas de um poeta renomado, previamente escolhido. Na segunda, o público e os participantes do grupo apresentam poemas de sua própria autoria e/ou de seus poetas preferidos.

O evento conta com um excelente acompanhamento musical executado por músicos locais e/ou da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, como Jhonatas Adônis (sax), Ari Rodrigues (violão) e Edivânia Paulino (voz).

Proposta para 2010

Devido à sua importância e em decorrência da acolhida que tem recebido do público participante, em 2010 a equipe que faz a Hora da Poesia planeja transformar o evento em um projeto de extensão interdepartamental, tendo em vista a necessidade de partilhar a beleza da poesia não só com a comunidade universitária, mas também com escolas, associações comunitárias, eventos culturais, entre outros.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 14/12/2009