UFCG aprova criação de curso de especialização

Temática será Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro

Foi aprovado na última segunda, dia 14, pela Câmara Superior de Pós-Graduação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido Brasileiro.

As primeiras turmas estão previstas para o ano letivo de 2010, com oferta de 40 vagas para o campus de Sumé, no primeiro semestre, e outras 40 vagas para o campus de Cajazeiras, no segundo semestre, totalizando uma oferta de 80 vagas. A duração do curso será anual e sua carga horária de 360 horas.

O público alvo compõe-se de educadores dos ensinos estadual e municipais, habilitados em cursos de licenciatura, sendo 80% das vagas destinadas a professores em efetivo exercício em escolas localizadas na região semiárida e 20% destinadas a gestores, supervisores e coordenadores pedagógicos dessas
escolas.

A ideia de um curso de especialização latu senso nessa área do conhecimento nasceu da parceria do INSA/MCT (Instituto Nacional do Semiárido) com outras Instituições, ao se perceber a necessidade de integrar as escolas do Semiárido com a realidade socioambiental que as cerca.

Munindo-as de diálogos capazes de discutir, gerar e desenvolver tecnologias sociais cujo objetivo seja encontrar soluções para os desafios de adaptação impostos pela condição climática, para poder se aproveitar todo o potencial do Semiárido.

Foi nessa intenção que o INSA/MCT realizou em março a Oficina de Trabalho "Educação Contextualizada no Semiárido Brasileiro", onde participaram representantes de várias instituições do Nordeste, a maioria integrante da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (RESAB), surgindo um conjunto de recomendações adotadas por um grupo de trabalho (GT) constituído naquela ocasião. E, agora, postas em prática com a aprovação do curso de Especialização pela UFCG, com financiamento da sua oferta pela INSA/MCT.

Já existem cursos semelhante em andamento nos estados do Piauí e da Bahia, e esperamos que outros estados, integrantes do Semiárido Brasileiro, possam também promover iniciativas nessa mesma direção. Para tanto, o INSA por intermédio do CNPq, lançará edital no próximo ano onde contemplará essa atividade.

(Ascom/Insa)

Data: 16/12/2009