UFCG inaugura novo campus de Pombal nesta terça

Prédios estarão funcionando em março, no início das atividades letivas de 2010

“É com a sensação de dever cumprido que entrego à comunidade acadêmica e ao povo desta terra, as instalações do novo campus de Pombal, que, tenho a certeza, continuarão sendo espaço de formação de bons profissionais, com foco na qualidade de ensino”, destaca o professor Martinho Salgado, diretor pro-tempore do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), da Universidade federal de Campina Grande (UFCG), campus de Pombal.

O novo campus será inaugurando nesta terça-feira dia 22, em solenidade marcada para as 15h, com a presença do reitor da UFCG, Thompson Mariz, pró-reitores da instituição, reitores de outras universidades do estado e de outras cidades nordestinas, personalidades locais e estaduais, além da comunidade acadêmica e da sociedade em geral. De acordo com Salgado, as comemorações vão se estender pela noite.

Para o reitor Thomspon Mariz, a entrega de mais um empreendimento da UFCG representa o empenho, em conjunto, que o corpo de diretores e administrativo da instituição tem mantido para melhorar a estrutura da universidade e oferecer um melhor ensino, através de todas as ampliações, aquisições de bens e serviços e melhorias em todos os setores.

O campus, recém-construído, representa, para Matinho Salgado, o resultado de muita luta nesses três anos e meio, desde o início das atividades da UFCG em Pombal. Até então, o campus funciona num prédio alugado, no antigo Colégio Nossa Senhora do Bomsucesso. A implantação do campus na cidade nasceu da necessidade de absorver alunos de duas faculdades particulares da cidade, que não foram reconhecidas pelo MEC.

“Criamos os cursos de Agronomia e Ciências Contábeis (hoje funcionando em Sousa) para não prejudicar os alunos que cursavam essas graduações nas duas instituições privadas”, revelou Salgado. A iniciativa deu certo e o campus da UFCG na cidade desenvolveu seu potencial e ampliou seus cursos. Com a retirada de Ciências Contábeis, foram criados os cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental. Hoje, as três graduações contam com 540 alunos matriculados.

O quadro de docentes, nesses pouco mais de três anos, passou de nove efetivos para 50, sendo 35 doutores e 15 mestres. Dos oito funcionários, o número subiu para 28 efetivos e mais 12 estão para ser contratados, além do pessoal terceirizado. Com uma infraestrutura moderna, o CCTA pode ser considerado um dos centros da UFCG com melhor desenvolvimento.

As novas instalações contam com dois laboratórios com equipamentos de alta tecnologia; pavimentação do sistema viário; biblioteca; setor de manutenção; garagem e almoxarifado; pórtico de entrada e cerca de contorno; ambiente de professores; central de aulas I; central de laboratórios I; central de lboratórios II; estufas experimentais; instalações elétricas e iluminação externa; central de aulas II; administração central e auditório.

(Rosângela Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 21/12/2009