topo_cabecalho
Doutorado pleno no exterior inscreve até fevereiro de 2010

Serão concedidas 100 bolsas

 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio da Diretoria de Relações Internacionais, divulgou na terça-feira, 22, a seleção de candidaturas para a realização de doutorado pleno no exterior nas diversas áreas do conhecimento. A bolsa destina-se a candidatos de comprovado desempenho acadêmico, cujos projetos não podem ser realizados total ou parcialmente no Brasil e que se dirijam a instituições estrangeiras de excelência, excetuando-se aquelas situadas nos Estados Unidos e na Alemanha, cuja candidatura é orientada por edital específico.

 

O concurso concederá até 100 bolsas, com vigência a partir do segundo semestre de 2010, observando-se o início do ano acadêmico 2010/2011 nas instituições de destino. O processo seletivo consistirá de três fases consecutivas: verificação da consistência documental, análise do mérito e entrevistas. Todas as fases têm caráter eliminatório e as duas últimas têm, inclusive, caráter classificatório. A duração inicial da bolsa de doutorado é de, no máximo, doze meses. A renovação ficará condicionada ao desempenho acadêmico satisfatório do estudante, de modo que a duração total da bolsa não ultrapasse 48 meses, com vigência até o mês da defesa da tese.

 

Inscrições e benefícios


O candidato interessado na bolsa deve realizar a inscrição, exclusivamente via internet, até o dia 22 de fevereiro de 2010. Além disso, a candidatura deve ser apoiada por tutor que obrigatoriamente seja doutor, docente ou pesquisador no Brasil. Ao fazer o cadastro, devem ser anexadas as documentações indicadas no edital e preenchidos os formulários disponíveis no site. Entre os benefícios da bolsa estão mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação, seguro saúde e taxas escolares.

 

Confira o edital.

 

(Ascom/Capes)


Data: 23/12/2009