Capes aprova projetos da UFCG para o Pibid

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência oferece bolsas aos licenciandos para a valorização do magistério

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi uma das 89 instituições de ensino superior que tiveram seus projetos aprovados para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O resultado foi divulgado na última quarta-feira, 23, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total, foram aprovados 506 subprojetos.

Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

Modalidades

O Pibid oferece quatro modalidades de concessão de bolsas: bolsistas de iniciação à docência, para estudantes dos cursos de licenciatura plena, no valor de R$ 350; bolsistas de supervisão, para professores das escolas públicas estaduais ou municipais, no valor R$ 600; e bolsistas coordenadores institucionais de projeto e coordenadores de área de conhecimento, para docentes das instituições federais e estaduais, no valor de R$ 1,2 mil.

Acesse aqui o resultado.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados da Capes)

Data: 28/12/2009