topo_cabecalho
UFCG distribui 176 Bolsas de Iniciação Científica

A Coordenação Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC, coordenada pelo professor Dr. Mario Eduardo Rangel Moreira Cavalcanti Mata, concluiu no dia 18 de julho último, a análise do processo de concessão de 176 bolsas para toda a UFCG. A seleção foi realizada por 13 membros que compõem o Comitê Institucional, mais o seu Coordenador. A distribuição das bolsas foi realizada no dia 1° do mês em curso.

Os processos foram analisados por 3 ou 4 professores que representam as 3 grandes Áreas do Conhecimento: de Ciências da Vida, de Engenharias e Ciências Exatas, e a de Ciências Humanas.

Comitê Externo

Após a conclusão dos trabalhos do Comitê Institucional da UFCG, todos os processos foram avaliados por um Comitê Externo constituído por 9 membros, que são pesquisadores de produtividade do CNPq nível I e II. Os professores que compuseram o Comitê Externo foram: Dr. Lorival Ferreira Cavalcante, Drª. Riselane de Lucena Alcântara Bruno, Drª. Maria Ignez Novais Ayala e o Dr. Carlos Antonio Cabral dos Santos, todos da UFPB. Da UFRN, fazem parte os professores Dr. Aldayr Dantas de Araújo e Dr.Afonso Avelino Dantas Neto. A UFPE é representada pelos professores Drª. Eugenia Cristina G. Pereira e Mohammed Saad Lahlou, enquanto a UEPB tem como integrante o professor Dr. José Tavares de Sousa.

Concessão das bolsas

As 176 bolsas de Iniciação Científica já concedidas desde o dia 1° do mês em curso, terão validade até 30 de julho de 2006. Deste total, 131 bolsas são provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq, e 45 delas são provenientes do orçamento da própria UFCG, como contrapartida Institucional, sendo cada bolsa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais).

O número de bolsas PIBIC, distribuídas por Centros da UFCG foram: 107 para o CCT; 29 para o CSTR; 22 para o CH; 10 para o CFP; 7 para o CCBS e 1 para o CCJS.

Na grande Área de Ciências da Vida, compõem o Comitê Institucional os professores:  Drª. Paula Frassinetti V. de Medeiros, do Centro de Ciências Básicas e da Saúde - CCBS; Dr. Franklin Riet Corrêa, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR, Drª. Francisca Bezerra de Oliveira, do Centro de Formação de Professores CFP; Dr. Josivanda P. Gomes de Gouveia do Centro de Ciência e Tecnologia (DEAg).

A grande Área das Engenharias e Ciências Exatas é composta pelos professores: Dr. Cursino Brandão Jacobina e Dr. Pedro Vieira de Azevedo, do Centro de Ciência e Tecnologia, e o Dr. Carlos Davidson Pinheiro, do Centro de Formação de Professores - CFP.

Já a grande Área das Ciências Humanas é formada pelos professores: Dr. Pedro Sabino de F. Neto, do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS; Dr. Dorgival Gonçalves Fernandes, do Centro de Formação de Professores - CFP e a Drª. Denize Lino, do Centro de Humanidades.

Fazem parte ainda do Comitê Institucional, os professores Dr. Michel François Fossy, representante da PRPG; Drª. Maria Lucinete Fortunato, representante da PROEX, e o Dr. José Edilson de Amorim, representante da Reitoria.

O Comitê Institucional solicitou parecer Ad Hoc nas áreas de maior número de processos, tendo colaborado os seguintes professores: Dr. Sergio Murilo Santos do CFP; Dr. Eudésio Oliveira Vilar, Drª. Rossana Maria F. de Figueiredo, Dr. Alexandre de Melo Queiroz, Dr. Antonio Gilson Barbosa de Lima, Dr. Celso Rozendo Bezerra Filho, Drª. Lisiane Navarro de L. Santana, Dr. Hélio de Lucena Lira, Drª. Magaly de Fátima Correia, Dr. Randayal Swarnakar, Dr. José Eustáquio Rangel de Queiroz; Drª. Joseane Macedo Fechine, Dr. Aarão de Andrade Lima, Dr. Tumkur Rajarão Gopinath, todos do Centro de Ciências e Tecnologia. Do Centro de Humanidades, contribuíram os professores Drª. Maria Auxiliadora Bezerra, Drª. Sídia Fonseca Almeida, Drª. Elizabeth Christina de A. Lima, Drª. Lucia Duarte e Dr. Fabio Gutemberg R. B. de Sousa. Já do CCJS, contribuíram o professor Dr. Erivaldo Moreira Barbosa, e do CCBS, o professor Dr. Teobaldo Gonzaga Realço Pereira.

O Coordenador, professor Mário Mata, informou que o processo de avaliação, que durou duas semanas (4 a 18 de julho de 2005), recebeu algumas contribuições para melhoria do processo seletivo que deverão ser, futuramente, discutidas com a Comunidade Acadêmica.


Data: 08/08/2005